Bandidos em fuga de uma operação da Polícia Militar no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, na manhã desta segunda-feira (19), sequestraram um trem de serviço da Supervia, a concessionária que opera os trens urbanos no RJ.
Pelo menos 10 homens armados renderam dois maquinistas na Estação Triagem e os obrigaram a seguir viagem até a Mangueira, cerca de 1,5 km adiante. Depois do sequestro, funcionários precisaram de atendimento psicológico, mas ninguém teve ferimentos.
A informação foi dada com exclusividade pelo Bom Dia Rio.
Sequestro de trem da Supervia
Maquinistas em serviço foram rendidos
A Supervia informou que estava em contato com as autoridades “para fornecer todos os subsídios possíveis e disponíveis para auxiliar à investigação do caso e na identificação dos responsáveis”.
Como foi o sequestro
Os funcionários vinham fazendo uma inspeção na rede aérea desde o Jacarezinho, a fim de ver se algum tiro disparado na operação tinha danificado a estrutura.
Quando o trem de serviço estava parado em Triagem, o bando invadiu a linha férrea e rendeu os maquinistas.
Os criminosos seguiram por cerca de 1,5 km e desceram antes que o trem chegasse a São Cristóvão, fugindo em direção ao alto do Morro da Mangueira.
Até a última atualização desta reportagem, o grupo ainda era procurado pela polícia.
Após o episódio, os maquinistas precisaram seguir para a Central do Brasil, onde receberam atendimento psicológico.
O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) foi acionado após tomar conhecimento do fato.
Trem de manutenção da SuperVia foi sequestrado por criminosos na manhã desta segunda-feira (19) — Foto: Reprodução / TV Globo
Maquinistas foram sequestrados por criminosos na estação de Triagem, na Zona Norte do Rio — Foto: Reprodução / TV Globo
Grupo armado acessou a linha férrea e abordou os dois maquinistas perto da estação de Triagem — Foto: Reprodução / TV Globo
Operação policial
Desde cedo, a Polícia Militar fazia uma operação na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte. Houve relatos de tiros e de bombas.
Policiais do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reforçaram o policiamento no local com blindados.
Bandidos montaram barricadas para dificultar a ação da polícia. Às 7h10, o Globocop flagrou um móvel que era usado como bloqueio em chamas na comunidade.
Por causa dos tiros, a circulação de trens no ramal de Belford Roxo foi suspensa das 5h40 às 10h05, segundo a SuperVia.
Duas das principais vias da região, a Avenida Dom Hélder Câmara, na altura do Jacaré, e a Rua Leopoldo Bulhões, próximo a Manguinhos, chegaram a ser fechadas ao trânsito, mas reabriram por volta das 7h15.