Anunciados vencedores de concurso gastronômico que envolveu 15 bares da capital. Campeão representará Brasília em disputa nacional
Foram anunciados nesta terça-feira (31) os vencedores do festival gastronômico Comida Di Buteco no Distrito Federal. O bolinho de salmão servido com molho de gengibre pelo Bem Amigos Bar, do Riacho Fundo, concorreu com mais 14 participantes e deu ao estabelecimento o primeiro lugar. Com isso, o Bem Amigos representará Brasília na disputa de melhor boteco do país.
Em cerimônia de premiação restrita, seguindo todos os protocolos de segurança, estavam presentes representantes dos bares participantes do concurso, a organização do evento, patrocinadores, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, e a diretora técnica do Sebrae-DF, Rose Rainha.
“Temos botecos que podem competir com os melhores do país. São criativos, inovadores e guerreiros. A Secretaria de Turismo levou alguns embaixadores a dois estabelecimentos e eles ficaram encantados”, afirmou Vanessa Mendonça.
A secretária de Turismo também ressaltou a disposição do governador Ibaneis Rocha de, em sua gestão, levar incentivo ao setor de bares e restaurantes “para que continuem fazendo a diferença pelo olhar do turismo gastronômico do Distrito Federal.”
15estabelecimentos disputaram o concurso este ano
Para a diretora do Sebrae-DF, Rose Rainha, festivais gastronômicos como o Comida Di Boteco “fortalecem o turismo interno e externo e dão às pessoas oportunidade de conhecer os bares e os valores que cada receita possui”. O Sebrae vai traçar diagnóstico dos empreendimentos para identificar que tipo de qualificação e assessoria eles precisam.
Estreante vencedor
Um dos proprietários do Bem Amigos Bar, Elvis do Nascimento, disse que desde 2015 tentava participar do Comida di Buteco. “Só desta vez conseguimos participar e, mesmo com a pandemia, conseguimos superar e estar aqui. O trabalho e o esforço foram recompensados com a vitória, um sinal de que poderemos vencer o nacional.”
O segundo colocado no concurso foi o GoodFellas Cine Bar, de Taguatinga, com o petisco disco de mandioca com alho-poró na cama de palha de batata-doce com rabada desfiada na cerveja preta coberta com queijo coalho gratinado. Já o terceiro lugar coube ao Dikantu Bar, da Asa Norte, com a carne de sol com creme de mandioca e batata.
“O Comida di Buteco contribui para a gastronomia da cidade, incentivando as pessoas a descobrirem esses estabelecimentos e experimentarem esses petiscos, que são criados especialmente para o evento”, explica a coordenadora do Comida di Buteco em Brasília, Ana Carolina.
Na opinião da organizadora, “isso fortalece o turismo feito pelos moradores, que têm a oportunidade de conhecer novos locais e regiões, e pelos visitantes, que vêm à cidade exclusivamente no período para conhecer os botecos e as receitas.”
Disputa nacional
O Concurso Comida di Buteco acontece em 21 cidades do país. Em Brasília, 15 botecos foram selecionados para participarem do concurso este ano. Todos desenvolveram as receitas de petiscos contendo uma ou mais raízes. A tradição do evento é oferecer essas criações a um preço justo.
Pela regra, é eleito o melhor boteco da cidade e não o melhor petisco. Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os bares pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição.
O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.
Na segunda etapa, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, visita os campeões de cada cidade, avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias. Cada campeão recebe três jurados, que elegem o melhor boteco do Brasil.
*Com informações da Secretaria de Turismo do DF