Segundo a plataforma Bot Sentinel, hashtag foi citada 84 vezes, ganhando de #Israel e #BolsonaroPresidenteAte2026
Logo após o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) chamar o relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), de “vagabundo”, o assunto foi parar entre os mais comentados do Twitter.
A plataforma Bot Sentinel detectou que a hashtag que mais tem mobilizado robôs e contas inautênticas no Twitter na manhã desta sexta-feira (14/5) é #RenanVagabundo. Ela é a primeira no ranking da plataforma que monitora a ação de contas falsas na rede social.
Segundo a plataforma, a hashtag foi citada 84 vezes, ganhando de #Israel, que faz referências aos atentados que o país vive, e #BolsonaroPresidenteAte2026.
I have identified 107 tweets mentioning #RENANVAGABUNDO that were tweeted by inauthentic accounts. More information here: https://t.co/E5MBaNCDfC
— Bot Sentinel (@BotSentinel) May 14, 2021
O discurso de Flávio Bolsonaro foi repetido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nessa quinta-feira (13/5). Em Alagoas, o chefe do Executivo afirmou que Calheiros eram um “vagabundo inquirindo pessoas de bem”, também em referência à CPI da Covid-19.
A Bot Sentinel define contas inautênticas como “indivíduos nefastos que fingem ser algo que não são para enganar seus seguidores e público, ou contas automatizadas (bots) desenvolvidas para se comportarem da forma mais humana possível com a intenção de enganar os outros usuários das redes. Pessoas de má-índole usam contas inautênticas para semear discórdia e causar caos nas plataformas de mídia social, e costumam ser usados para se envolver em assédio direcionado e trollagem tóxica”.