sábado, 27/09/25
HomeBrasilReceita Federal apreende 91 milhões de litros de diesel em navios

Receita Federal apreende 91 milhões de litros de diesel em navios

A segunda fase da operação “Cadeia de Carbono” interceptou dois navios com combustíveis e insumos

Divulgação/Receita Federal

 

Em nova fase da operação Cadeia de Carbono, a Receita Federal realizou a apreensão, nesta sexta-feira (26/9), de 91 milhões de litros de óleo diesel procedente do exterior com destinos de armazenagem no Rio de Janeiro e em São Paulo.

A carga foi avaliada em mais de R$ 290 milhões. Foram retidos também diversos contêineres com 115 toneladas de insumos importados utilizados na formulação de combustíveis, segundo informou o Fisco.

A operação contou com o apoio da Marinha do Brasil e da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Receita informou que a ação dá continuidade à operação iniciada na última sexta-feira (19/9), que já havia resultado na apreensão da carga de dois navios em situação semelhante na região do Rio de Janeiro.

De acordo com a Receita, os produtos retidos serão submetidos a perícia técnica para avaliação de sua composição e características.

Operação Cadeia de Carbono

Deflagrada na última sexta-feira, a operação “Cadeia de Carbono”, tem o objetivo de apurar crimes na importação e comercialização de combustíveis, petróleo e seus derivados. A ação foi deflagrada em 5 estados: Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo. No Rio, foram retidas cargas de 2 navios de combustíveis, avaliadas em R$ 240 milhões.

De acordo com a Receita, a operação tem objetivo de desarticular organizações criminosas especializadas na interposição fraudulentas utilizadas para ocultar os reais importadores e a origem dos recursos financeiros das operações. “Esse modelo sustenta crimes como lavagem de dinheiro, evasão de divisas e sonegação fiscal”, afirmou o órgão.

 

Com informações do Metrópoles 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM