Reprodução
Capacitar e promover autonomia, empoderamento e inclusão social para 440 mulheres das regiões rurais de Samambaia, Brazlândia e Gama. Esse é o objetivo do Projeto Mulheres Caliandras, lançado nesse sábado (28). A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Mulher do DF (SMDF) e a Associação Transforma Vidas, Ações Sociais e Humanitárias e conta com emenda parlamentar da deputada distrital Doutora Jane para a execução do projeto.
O projeto está inscrições abertas. Além da busca ativa, feita pela equipe do instituto, as interessadas também podem buscar informações no Instagram @mulherescaliandrasdf. As aulas terão início no dia 25 de janeiro de 2025, com término previsto para 27 de setembro, totalizando nove meses de capacitação. Durante esse período, as participantes terão acesso a uma série de conteúdos voltados à valorização do protagonismo feminino no campo.
Os temas abordados incluem preconceito e discriminação nas atividades rurais, a capacidade feminina nas relações interpessoais, a violência contra as mulheres no campo, além do papel da mulher tanto no contexto rural quanto urbano. O curso também abordará importantes tópicos como empregabilidade, empreendedorismo e técnicas sustentáveis de gastronomia.
Além da qualificação, o Projeto Mulheres Caliandras garantirá alimentação e transporte às participantes, assegurando maior acesso e inclusão social.
A deputada distrital Doutora Jane destaca a importância da iniciativa: “Esse empoderamento feminino resgata vidas. As mulheres que se qualificam profissionalmente passam a ter segurança e caminham para a independência financeira delas. É um projeto muito importante para o Distrito Federal”, afirma.
*Com informações da Agência Brasília