Alunos de escola pública do DF em sessão gratuita de cinema, em 2019 — Foto: A Escola no Cinema/ Divulgação
Um projeto que, no ano passado, levou 5 mil estudantes do Distrito Federal de graça ao cinema está com as inscrições abertas para 2020. Ao todo, são 6.030 vagas que contemplam o ensino infantil, o ensino fundamental, o ensino médio e os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – das escolas públicas rurais e urbanas.
Para participar, os professores e diretores devem inscrever as turmas por meio do site do projeto “A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação!”. O prazo vai até o dia 20 de março (veja detalhes abaixo).
Além de assistir aos filmes, o projeto oferece transporte, pipoca, lanche e material com sugestões pedagógicas que podem ser feitas em sala de aula. As salas de cinema escolhidas têm acessibilidade para cadeirantes e monitores para acompanhar espectadores com necessidades especiais.
Os filmes
Tainá 3 – A Origem é um dos filmes selecionados para o projeto que leva alunos das escolas públicas ao cinema, no DF — Foto: A Escola no Cinema/ Divulgação
Segundo os organizadores, o objetivo do projeto é permitir que estudantes de baixa renda – e que moram em regiões que não têm salas de cinema – possam vivenciar a experiência de assistir a um filme brasileiro “na tela grande”.
“A curadoria prioriza obras exibidas fora do circuito comercial com conteúdos que possam ser trabalhados em sala de aula de acordo com cada etapa do ensino”, explicam os organizadores.
Nesta edição, entre os longas-metragens exibidos estão:
- Tito e os Pássaros, dirigido por Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar
- Peixonauta – O Filme, de Célia Catunda e Kiko Mistrorigo
- Tainá 3 – A Origem, dirigido por Rosane Svartman
- O Outro Lado do Paraíso, de André Ristum
Entre os curta- metragens foram escolhidos:
Entre os curta- metragens foram escolhidos:
- A Piscina de Caíque, de Raphael Gustavo da Silva
- Eric Acorde, de Telmo Carvalho
- Lá do Alto, de Luciano Vidigal
- Caminho dos Gigantes, de Alois Di Leo
- Vida Maria, de Marcio Ramos
A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação! é realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura com emenda parlamentar (MROSC nº 49/2019) e conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Quem pode participar
A animação Peixonauta faz parte da programação do projeto A Escola no Cinema em 2020, no DF — Foto: A Escola no Cinema/ Divulgação
Das 6.030 vagas, 15% são reservadas para escolas da área rural e escolas de ensino especial. Os colégios selecionados devem formar grupos de 90 alunos da mesma faixa etária: de 4 a 6 anos, de 7 a 9 anos, de 10 a 12 anos e a partir de 13 anos.
Podem se inscrever escolas públicas de:
- Taguatinga
- Ceilândia
- Recanto das Emas
- Santa Maria
- Varjão
- Cidade Estrutural
- São Sebastião
- Sobradinho I e II
- Planaltina
- Cruzeiro
- Guará I e II
- Núcleo Bandeirante
- Candangolândia
- Brazlândia
- Gama
- Samambaia
- Itapoã
- Paranoá
- Jardim Botânico
- Riacho Fundo I e II
- Vicente Pires
- Águas Claras/Areal
- Plano Piloto
Serviço
A Escola no Cinema: Luz, Câmera, Educação!
- Inscrições: até 1º de março
- De graça
- Inscrições pelo site