Iniciativa lançada nesta quarta-feira em Planaltina mobiliza a atuação das polícias Civil e Militar, além dos bombeiros e do Detran
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) inaugura, na manhã desta quarta-feira (25/11), a Cidade da Segurança Pública, em Planaltina. O projeto, em novo formato itinerante, faz parte do programa DF Mais Seguro e terá participação integrada das forças de segurança – polícias Militar (PMDF) e Civil (PCDF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e Departamento de Trânsito (Detran-DF).
A inauguração do espaço ocorreu no estacionamento da Administração Regional de Planaltina e contou com a presença dos chefes e gestores da segurança pública. A estrutura ficará instalada no local de 25 a 29 de novembro. O vice-governador do DF, Paco Britto, também participou do evento.
Entre as principais iniciativas que vão até domingo estão as operações DF Livre das Carcaças, a Quinto Mandamento, que tem foco na redução dos crimes contra a vida, além de inspeções e ações educativas do CBMDF, da Defesa Civil e do Detran-DF. Haverá, ainda, atrações e serviços para a comunidade, como exposição de equipamentos e viaturas, palestras e emissão de Carteira de Identidade.
Durante a cerimônia, o secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, disse que o programa DF Mais Seguro conta com quatro eixos básicos. São eles:
Ampliação do projeto de videomonitoramento
• Modernização do atendimento emergencial à população
• Áreas prioritárias de segurança comunitária
• Cidade da Segurança Pública
Ao comentar sobre o primeiro ponto, o secretário informou que, atualmente, existem no DF mais de 1 mil câmeras instaladas. “Nós, praticamente, dobramos a quantidade de câmeras que encontramos no início da nossa gestão. Mas, agora, precisamos evoluir, precisamos trazer inteligência ao sistema, modernizar o nosso parque tecnológico no centro integrado de operações de Brasília”, pontuou.
Ainda conforme Torres, a pasta pretende percorrer 33 cidades do DF com o projeto Cidade da Segurança Pública.
Forças de segurança
O administrador regional da cidade, Antônio Célio Rodrigues Pimentel, agradeceu à SSP-DF por Planaltina ser a primeira cidade a receber o projeto. “Quero que a nossa cidade tenha a certeza que, nos próximos dias, estaremos debatendo com muito fervor a segurança local”, afirmou.
“Esse é o governo mais unido que o Distrito Federal poderia ter […] Estamos em eterno diálogo; por isso, estamos vendo tanta coisa boa”, completou o administrador.
Representando a Câmara Legislativa do DF (CLDF), o deputado distrital Cláudio Abrantes (PDT), destacou a queda nos índices de criminalidade na cidade, mas sem apresentar números.
“É uma cidade que, realmente, figurava no topo do ranking da violência, que vem diminuindo gradativamente. graças às forças de segurança […] Esse esforço e esse programa que começa por Planaltina, além de nos honrar, nos dá a tranquilidade de que essa curva descendente vai ser mantida.”
Representando o Executivo local, o vice-governador do DF Paco Britto (Avante) também discursou na cerimônia e destacou o trabalho das forças de segurança pública na capital.
“O intuito do programa é a redução dos índices de criminalidade e aumento da segurança das pessoas”, disse. “Tudo que está acontecendo, não é promessa, é compromisso de campanha que está sendo cumprido em todas as regiões do Distrito Federal”, acrescentou.
Centro de Monitoramento
Como parte do projeto, às 15h desta quarta, será inaugurado um Centro de Monitoramento Remoto (CMR) no 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM), em Planaltina.
Câmeras de grande alcance distribuídas pela cidade captam as imagens em alta resolução, que são transmitidas para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). A partir de agora, também serão encaminhadas em tempo real ao 14º BPM. A entrega permitirá um policiamento inteligente e o emprego mais eficiente de recursos.