O Bloco Sustentabilidade, Trabalhismo e Solidariedade (PDT/PV/Rede), um dos maiores da Casa, vai decidir entre o distrital e o Joe Valle (PDT) que voltará à Casa
O Bloco Sustentabilidade, Trabalhismo e Solidariedade (PDT/PV/Rede) ganhará força na Câmara Legislativa com a chegada de Joe Valle (PDT) na próxima semana. Com o crescimento, os partidos optaram por ter candidato único para as eleições do fim do ano à Presidência da Casa. Os dois nomes mais bem cotados são os do professor Israel Batista (PV) e do deputado Joe Valle (PDT). O bloco ainda decidirá qual dos dois entra na disputa.
O nome do professor Israel surpreende. O parlamentar teve grande projeção no atual mandato com o posicionamento em assuntos polêmicos, como a regulamentação do Uber. Além disso, ele transita bem entre os parlamentares e tem perfil conciliador.
Professor Israel larga em vantagem contra o principal concorrente. Joe Valle está afastado há quase 10 meses do cargo de deputado distrital. Durante o período, o político ocupou o cargo de secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos no Executivo. As eleições para a Presidência da CLDF será em três meses.
O escolhido do bloco pode disputar com Celina Leão (PPS), caso a atual presidente da Casa consiga aprovar a emenda que permite a reeleição. No entanto, essa opção parece pouco provável. Os outros três nomes cotados são: o líder do governo, Júlio César (PRB), Agaciel Maia (PR) e Raimundo Ribeiro (PPS). Há ainda quem corra por fora, como Sandra Faraj (SD) e Bispo Renato Andrade (PR).