Inmet afirma que possibilidade de chuva ‘de verdade’ é mínima. ‘Não passa de 30%’, diz meteorologista.
Há 123 dias sem chuvas, os brasilienses acordaram nessa sexta-feira (22) com o dia nublado e viram os primeiros chuviscos depois da longa temporada de seca. No Lago Norte, moradores comemoraram e registraram em imagens (imagem acima).
Mas segundo o Mamedes Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não adianta se animar: o que está acontecendo é fruto de uma névoa úmida sobre o Distrito Federal.
“Esses chuviscos são o que chamamos de uma névoa úmida, chuva de ‘enxurrada’ mesmo só a partir da próxima quarta-feira (27).”
De acordo com o meteorologista, a chance de chuva na quinta-feira (21) chegou a 40%. Para esta sexta não passa de 30%. “Mesmo se essa possibilidade mínima de chuva vier a se confirmar, será a partir do meio da tarde em pontos isolados”, disse ele.
Na Universidade de Brasília (UnB), alguns alunos desfilaram com guarda-chuvas. A estudante Ix Chel de Carvalho disse que ficou “emocionada ao ver os pingos de chuva na Asa Norte, a caminho da universidade”.
Ix Chel é de Salvador (BA) e está em Brasília desde março. Ela afirma que nunca enfrentou tanto tempo de seca.
“Lá é bem úmido, aqui até para sorrir é dificil porque a boca resseca demais. Tô na expectativa para chover de verdade porque está difícil aguentar a seca.”
Inmet
Até o meio-dia, os equipamentos do Inmet não tinham registrado as chuvas isoladas no DF, mas em regiões próximas, como Goiás, Mato Grosso e Tocantins, está chovendo.
A previsão do tempo nesta sexta-feira em Brasília é de céu encoberto a nublado, com névoa úmida pela manhã. A temperatura vai variar de 16° a 28°, e a umidade relativa do ar, de 65% a 25%.