Informação foi divulgada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nas redes sociais. Imunizantes foram autorizados pela Anvisa
Getty Images
Os primeiros lotes de vacinas bivalentes produzidas pela Pfizer chegam ao país na primeira semana de dezembro. A data foi anunciada nesta sexta-feira (25/11) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
“Importante ressaltar que o ministério da Saúde possui acordo com a farmacêutica Pfizer, assinado ainda em novembro de 2021, que contempla a entrega de todas as vacinas disponíveis e aprovadas pela Anvisa”, escreveu o ministro.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na terça-feira (22/11) o uso emergencial dos imunizantes atualizados com a variante Ômicron.
A Pfizer solicitou a aplicação das vacinas como dose de reforço na população a partir de 12 anos de idade. As bivalentes, no entanto, não são recomendados para o esquema inicial da vacinação — primeira e segunda doses.
Queiroga fez um apelo, na quarta-feira (23/11), para que a população complete o esquema vacinal contra a Covid-19. “Quase 70 milhões não tomaram a 1ª dose de reforço e mais de 32 milhões já poderiam ter tomado a 2ª dose de reforço”, ressaltou.