A passageira Hayati Lutfiah Hamid, de 49 anos, foi reconhecida pelas impressões digitais e enterrada em vilarejo perto de Surabaia, na ilha de Java.
As autoridades indonésias identificaram nesta quinta-feira a primeira vítima do avião da AirAsia desaparecido no domingo com 162 pessoas a bordo. É a passageira Hayati Lutfiah Hamid, de 49 anos, reconhecida por meio de suas impressões digitais. O corpo foi entregue à família, velado em um hospital de Surabaia, na ilha de Java, e enterrado em um vilarejo perto da cidade.
Outros dois corpos foram resgatados pelas equipes de busca, aumentando para nove o número de corpos encontrados. As buscas para encontrar as caixas-pretas da aeronave prosseguem.
Dezenas de navios e aviões dos Estados Unidos, da Austrália, da Malásia, da Cingapura, da China, da Rússia e da Indonésia participam nas operações de resgate e de busca. As equipes ainda não encontraram a parte central do Airbus 320-200 e nem as caixas-pretas, apenas alguns pequenos destroços da aeronave.
As autoridades estimam que o avião esteja entre 30 e 50 metros de profundidade, ao sul da Ilha de Bornéu.
Desaparecimento – O Airbus que fazia o voo QZ8501 decolou no domingo na cidade indonésia de Surabaya em direção a Cingapura com 162 pessoas a bordo e desapareceu dos radares quando sobrevoava o mar de Java durante uma tempestade, sem pedir socorro ou emitir sinais comuns quando um avião desaparece ou está no fundo do mar.
De acordo com as investigações, o comandante da aeronave deve ter efetuado uma tentativa de pouso de emergência com impacto não destrutivo. Ou seja, a aeronave provavelmente não explodiu em voo. Antes de cair no mar, o avião da AirAsia voava a uma altura de 32.000 pés (9.800 metros) quando o piloto pediu à torre de controle permissão para subir a fim de evitar a tempestade. A torre de controle demorou um tempo para dar permissão devido à densidade do tráfego aéreo no momento, mas o Airbus desapareceu das telas dos radares logo depois.
A bordo do avião estavam 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um malaio, um cingapuriano e o co-piloto francês.