Paulo Henrique Costa estava na presidência do Banco BRB desde 2019. Ele foi afastado do cargo nesta terça-feira (18).

Por Carinne Souza, Rita Yoshimine, g1 DF e TV Globo — Brasília
O presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, está nos Estados Unidos, informou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Costa foi afastado do cargo nesta terça-feira (18), após decisão judicial.
“Ainda não tenho informações [sobre o pedido de afastamento] e o Paulo está nos EUA”, informou Ibaneis à TV Globo.
Procurado pelo g1, o BRB ainda não comentou a decisão judicial.
O pedido de afastamento ocorre no âmbito de uma operação da Polícia Federal, que também resultou na prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e outros quatro diretores da instituição (veja vídeo acima).
Quem é Paulo Henrique Costa

Paulo Henrique Costa estava à frente do BRB desde 2019 e conduziu a tentativa de compra do Banco Master pela instituição.
Ele assumiu o cargo após indicação do governador Ibaneis Rocha.
Costa é formado em administração de empresas com especializações na área financeira em universidades do exterior, e possui mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.
Antes de assumir o BRB, ele era vice-presidente de Clientes, Negócios e Transformação Digital da Caixa Econômica Federal, onde trabalhava desde 2001.
BRB
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/N/K/SsgkqeQRAzU4HeG0zyog/globo-canal-5-20250904-2000-frame-33773.jpeg)
Banco BRB — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
O Banco de Brasília S.A. (BRB) foi criado em dezembro de 1964 com o objetivo de ser um agente financeiro para captar os recursos necessários para o desenvolvimento do Distrito Federal.
Em 1991, passou a ser um banco com as carteiras: comercial, câmbio, desenvolvimento e imobiliária.
A empresa é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, e o acionista majoritário é o Governo do Distrito Federal (71,92%).
O BRB é uma instituição financeira com atuação no Distrito Federal e com agências no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.

