Segundo Vadim da Costa, professor da Universidade de Brasília, título surgiu nos anos 80. No Dia Mundial do Rock, celebrado neste domingo (13), conheça detalhes dessa história.

Para os apaixonados por música, a expressão “Brasília, capital do rock” soa familiar. Mas… como a capital ganhou a fama de ser o centro do rock nacional? 🎶
Segundo Vadim da Costa Arsky Filho, professor do Departamento de Música da Universidade de Brasília (UnB), o título surgiu nos anos 80, com a forte expressão do rock na capital.
A década marcou o surgimento de bandas como Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude e Capital Inicial – todas formadas no Distrito Federal.
“Com uma população comparativamente bem menor que das outras capitais, podemos dizer que o movimento do rock em Brasília, nos anos 80, foi tão intenso que chamou a atenção do resto país”, diz Vadim.
📌 No Dia Mundial do Rock, celebrado neste domingo (13), conheça detalhes dessa história (veja abaixo).
O rock no início de Brasília
Segundo Vadim da Costa, o movimento musical de Brasília iniciou-se com força desde a fundação da cidade, em 1960. 🎸
“A criação da Escola de Música de Brasília nos anos 70, pelo Maestro Levino de Alcântara, foi a grande catalisadora de toda a música realizada em Brasília na época”, diz o professor
Apesar do foco no ensino clássico, surgiram na cidade os primeiros grupos de rock: Bueiro, TTD, Sol Noturno, A Nata, Banda de Blues John Paul Leo e o grupo Tellah.
Nos anos 80, o cenário do rock foi reconstruído de forma espontânea.
As bandas passaram a contar com participantes que vinham do lado oprimido da ditadura militar, como filhos de professores universitários, e outros do lado opressor, como filhos de militares de alta patente.
Locais da capital onde rock era difundido
📍 O professor Vadim conta que os grupos de rock, que surgiram durante os anos 80, conquistaram locais para a difusão do estilo musical, como:
- estacionamento do antigo Cine Karim, na entrequadra 110/111 da Asa sul;
- superquadra 307 da Asa Norte;
- Associação Brasileira de Odontologia, que promoveu festivais de rock em seu auditório;
- teatro Rolla Pedra (Rock and Roll), em Taguatinga;
- Porão do Rock, no Plano Piloto;
- Concerto Cabeças, que iniciou com shows itinerantes nas superquadras do Plano Piloto e mais tarde instalou-se na Rampa acústica do Parque da Cidade, até culminar com a criação do bar de punk rock chamado Radicaos.
Rock da capital foi reconhecido
O professor Vadim conta que, ainda na década de 80, a Ordem dos Músicos do Brasil, na sessão do Distrito Federal, contava com mais de 250 bandas de rock cadastradas.
Todo esse movimento fez com que o rock de Brasília fosse reconhecido em todo o país.
Bandas pioneiras
O professor Vadim destaca as bandas pioneiras que marcaram a capital:
- Aborto Elétrico
- Blitz 64
- Os Metralhas
- Os Vigaristas de Istanbul
A partir delas que outros grupos surgiram, como o Legião Urbana, Raimundos, Plebe Rude e Capital Inicial.
Cassia Heller, Zélia Duncan, Mel da Terra e Banda 69 são outros artistas que brilharam na cidade e no país.
Origem do Dia Mundial do Rock
Em 1985, bandas e artistas de rock como Queen, David Bowie, U2, Led Zeppelin, Phil Collins participaram no Festival Live Aid, no Wembley Stadium, na Inglaterra, e no John F. Kennedy Stadium, nos Estados Unidos, em 13 de julho (veja vídeo acima).
O festival, que contou com shows em outros países como Japão, Autrália e Rússia, tinha como principal objetivo angariar fundos para tentar acabar com a fome na Etiópia.
O evento foi tão emblemático que sua data foi utilizada como marco para o Dia Mundial do Rock.
Capital Moto Week
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/s/S/KNWdMcRDS49JPuKfBKoA/whatsapp-image-2025-04-28-at-20.07.25.jpeg)
Palco principal do Capital Moto Week 2024 — Foto: CMW/Divulgação
No Distrito Federal, um dos eventos para curtir muita música é o Capital Moto Week, maior festival de motos e rock da América Latina. 🎶🏍️
A 22ª edição do evento acontece entre 24 de julho a 2 de agosto, no Parque Granja do Torto, em Brasília. Os ingressos já estão à venda e os shows serão transmitidos ao vivo pela TV Globo.
Além dos 107 shows previstos, a programação do festival conta com atrações como tirolesa, bungee jump e roda-gigante.
Entre as atrações principais estão nomes como Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Samuel Rosa, Lobão com Power Trio, Angra, Cidade Negra e a banda canadense Magic!.
Programe-se
Capital Moto Week 2025
Motociclistas sem garupa e pilotando não pagam ingresso.
- 🗓️ Quando: de 24 de julho a 2 de agosto
- ⏰ Horário: a partir das 12h
- 📍Local: Parque Granja do Torto | Brasília
- 🎫 Ingressos: a partir de R$ 50, pelo site