quinta-feira, 01/01/26
HomeDestaquePor acúmulo de água, CEB abre as 3 comportas da Barragem do...

Por acúmulo de água, CEB abre as 3 comportas da Barragem do Paranoá

Reservatório chegou a 1.000,64 m de água – limite é de 1.000,65 m. Moradores foram alertados; não há risco de transbordo, diz Defesa Civil.

A CEB abriu as três comportas da barragem do Lago Paranoá em 15 centímetros nesta quinta-feira (21) após a água chegar próxima ao limite considerado seguro. O reservatório chegou a 1.000,64 metros acima do níve do mar – o máximo estabelecido é de 1.000,65 metros.

O limite estabelecido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) é de 1.000,8 metros.

A CEB, concessionária que administra a barragem, informou que acionou a Defesa Civil para que alertasse as comunidades que vivem nas proximidades da barragem. O Corpo de Bombeiros visitou as casas e avisou da necessidade da abertura das comportas.

A barragem do Lago Paranoá é responsável pelo abastecimento da subestação Brasília Norte, que fornece energia para a área central da cidade. Segundo a CEB, a abertura evita o transbordamento do lago, o que poderia causar alagamentos e prejuízos.

O subsecretário de Proteção e Defesa Civil do DF, coronel Sérgio Bezerra, afirmou que o procedimento de abertura das comportas é padrão em situações de grande acúmulo de água em períodos de chuva. “Depois que os militares avisam todos os moradores, eles voltam às comportas para que uma sirene toque e avise o momento em que a água é liberada.”

Segundo Bezerra, oo alerta também foi passado aos estados de Minas Gerais e Goiás. “É somente um protocolo para quem está rio abaixo. Não há mudança significativa no volume do rio Descoberto nesses estados.”

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM