domingo, 23/02/25
HomeDestaquePonte JK é interditada para primeira limpeza em quatro anos

Ponte JK é interditada para primeira limpeza em quatro anos

A Novacap fez uma lavagem de alta pressão com água bruta, imprópria para consumo nas muretas do monumento, na divisão para pedestres e no arco

 

A Ponte JK foi interditada na manhã desta terça-feira (16/1) para um teste. A Novacap fez uma lavagem de alta pressão com água bruta, imprópria para consumo. Os trabalhos começaram por volta das 10h. O objetivo era verificar se o líquido isento de produtos químicos seria o suficiente para o procedimento de limpeza. O presidente da Novacap, Júlio Menegotto, e o diretor administrativo da companhia, Marcos Aurélio Lisboa, vão se reunir para discutir sobre a eficácia do procedimento.

O teste ocorreu na parte de baixo da ponte, nas muretas do monumento, na divisão para pedestres e no arco. Além da lavagem, o processo licitatório para manutenção da JK está em andamento e deverá começar por volta de julho de 2018. “É necessário lembrar que essa limpeza não é apenas para viés estético, mas principalmente técnico e de manutenção”, disse Menegotto.

O presidente contou que a limpeza completa da Ponte começará em 9 de fevereiro, quatro dias antes do carnaval. Na ocasião, além da Novacap, funcionários do Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran DF) e Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) vão auxiliar na manutenção.

A lavagem contará, ao todo, com 80 pessoas e se estenderá, inicialmente, por quatro dias seguidos. “Isso pelo fato de que dividimos a ponte em quatro partes. Será de 80 a 100 horas de trabalho. Os bombeiros instalarão cordas nos arcos para que não haja perigo”, completou o presidente da Novacap. Se a limpeza com água bruta não funcionar, funcionários usarão água quente e produtos químicos biodegradáveis.

Se a limpeza com água bruta não funcionar, funcionários usarão água quente e produtos químicos biodegradáveis

Por conta do procedimento, o trânsito se manteve interditado no Esplanada dos Ministérios- Lago Sul. O fechamento foi feito pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran).

Importância

Desde a inauguração, em dezembro de 2002, a Ponte JK passou por limpeza somente em duas ocasiões. A última lavagem ocorreu em maio de 2014, época em que o Brasil começava a se preparar para a Copa do Mundo.

Quem fazia exercício físico pela região não deixou de reparar no trabalho da equipe da Novacap. O empresário Vinícius Goulart, 37 anos, que passa pela região diariamente, concorda com o ato. “É importante limpar. É nosso cartão postal. Quem vai ali para a área de lazer e tenta tirar uma foto já repara no ‘preto’ dos arcos. Estava demorando, inclusive”, opinou o morador da Asa Sul.

Segundo Menegotto, a limpeza-teste estava prevista para 2017, mas não foi feita por conta da crise hídrica. “Essa água utilizada hoje é do Lago Paranoá. Se começássemos a fazer os testes naquela época, as pessoas iriam reclamar. Decidimos fazer agora para que não haja mais contestação”, explicou.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM