A Secretaria de Segurança Pública organizou um plano de segurança para monitorar a manifestação no domingo (25/1)

As forças de segurança do Distrito Federal (DF) acompanharão a caminhada organizada pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a partir do primeiro passo dos manifestantes na capital brasileira. O parlamentar saiu de Paracatu (MG) em direção a Brasília (DF), na segunda-feira (19/1). O trajeto tem mais de 200 km. A previsão de chegada é no domingo (25/1).
Apoiadores de Bolsonaro estão organizando caravanas para se juntar à mobilização convocada pelo deputado federal na chegada a Brasília.
Segundo Nikolas, a mobilização é uma forma de protesto pela “justiça e liberdade” no país, em defesa de Bolsonaro e dos condenados do 8 de Janeiro.
A Secretaria Pública do DF (SSP-DF) informou que a Polícia Militar (PMDF) iniciará o acompanhamento dos manifestantes a partir do ingresso no território do DF, com atuação orientada pela preservação do direito à livre manifestação, desde que exercido de forma pacífica e dentro dos limites legais. Atualmente, a caminhada é monitorada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Para apoiar as equipes de segurança, o grupo será monitorado por câmeras, drones e imagens serão enviadas em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). Representantes de órgãos locais e federais estarão presentes no local, permitindo decisões mais rápidas.
Até o momento, não há previsão de interdições totais de vias. Caso sejam necessárias intervenções pontuais no trânsito, de acordo com a pasta, serão realizadas de forma temporária e comunicadas previamente, visando minimizar impactos à mobilidade urbana e garantir a segurança viária.
Por se tratar de informação estratégica e dinâmica, a pasta decidiu não divulgar o quantitativo de efetivo empregado. Segundo a pasta, o número de profissionais mobilizados será dimensionado de acordo com a análise técnica de risco, podendo ser ajustado a qualquer momento conforme a evolução do cenário.
Itens proibidos
Durante a manifestação liderada por Nikolas, que será realizada na Praça do Cruzeiro a partir das 12h de domingo, será proibido o porte de itens que possam colocar em risco a integridade das pessoas, das forças de segurança ou do patrimônio público e privado, conforme a legislação do DF. A fiscalização será realizada de acordo com os protocolos operacionais e dentro dos limites da legislação.
“A SSP-DF reforça que atua para garantir simultaneamente o direito à manifestação e a manutenção da ordem pública, sempre com base na legalidade, no diálogo e na atuação integrada das forças de segurança”,destacou a pasta em nota enviada ao Metrópoles.
Implosão do Torre Palace
Além da caminhada bolsonarista, neste domingo, DF também terá a implosão do Torre Palace Hotel, marcada para as 10h. As forças de segurança vão interditar as proximidades do edifício, localizado no Setor Hoteleiro Norte (SHN), o que pode impactar a caminhada protagonizada por Nikolas Ferreira.
Caso os políticos pró-Bolsonaro queiram trafegar pela região central do DF, poderão ter dificuldades devido à interdição.
No caso da implosão do Torre Palace, a PMDF ficará responsável pela segurança do perímetro e controle de acesso; o CBMDF atuará nas operações e alertas; o Detran-DF ficará responsável pelo bloqueio e retirada de veículos; e o Samu atuará no atendimento pré-hospitalar, caso seja necessário.
Também participarão da implosão a Neoenergia Brasília e a Caesb, responsáveis pelo desligamento preventivo de energia elétrica e do abastecimento de água nas áreas estabelecidas.
Os hotéis Brasília Tower Hotel, LET’s Idea Brasília Hotel e Nobile Suites Monumental serão evacuados das 6h às 8h por questões de segurança. A SSP-DF e a Defesa Civil orientam a população a evitar deslocamentos ao local e proximidades onde ocorrerá a implosão.

