A categoria iniciaria paralisação nesta segunda-feira (29/11) para reivindicar aumentos salariais e benefícios
A greve dos pilotos e comissários de bordoassociados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), prevista para começar na segunda-feira (29/11), foi cancelada. Os trabalhadores aceitaram proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e frearam o movimento.
O Sindicato Nacional dos Aeronautas, que representa pilotos e comissários, e o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias aceitaram, neste sábado (27/1), proposta feita pelo o ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, do TST. As negociações começaram na sexta-feira, mas o resultado só saiu um dia depois.
Pelo acordo, está definido reajuste imediato às categorias de de 75% das perdas com inflação, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), dos últimos 12 meses. Além disso, será pago 100% da correção da inflação dos últimos 12 meses nas diárias de alimentação nacionais e vale alimentação de pilotos e comissários.
A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria também será mantida.
Paralisação
As categorias tinham decidido, em assembleia realizada na quarta-feira (24/11), realizar greve por tempo indeterminado. Os trabalhadores pretendiam se alternar durante os dias de paralisação, tendo 50% dos tripulantes em serviço.