Segundo Secretaria de Saúde, público que não compareceu no dia marcado deve procurar postos drive-thru ‘o mais breve possível’. Regra vale também para quem recusou atendimento para escolher marca da vacina.
Pessoas com comorbidades que não tomaram a vacina contra a Covid-19 no dia marcado, no Distrito Federal, não poderão fazer um novo agendamento. De acordo com a Secretaria de Saúde, os ausentes deverão procurar os postos drive-thru, sem horário pré-definido.
A orientação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10). A regra vale para quem faltou aso agendamento por questão de saúde, outros compromissos ou por tentativa de escolher a marca da vacina.
Segundo a secretária Adjunta de Assistência em Saúde, Raquel Beviláquia, “é recomendado que o público procure pelo atendimento o quanto antes”. No entanto, não há um prazo limite para a imunização.
Todas as vacinas são eficazes
Ao anunciar a medida de reencaminhamento para postos drive-thru, a secretária Raquel Beviláquia lembrou casos de pessoas que se recusam a tomar vacinas de determinadas marcas.
“Todas as vacinas tem eficácia comprovada, nenhuma é melhor que a outra. A melhor vacina é aquela que está disponível para vacinar”, diz Raquel Beviláquia.
No DF, estão sendo utilizados três tipos do imunizante: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Especialistas ouvidos pelo G1 explicam que o processo de aprovação segue “rigoroso controle de qualidade” e que “todas as vacinas em uso cumprem o que elas prometem: reduzir, principalmente, a forma grave da doença”. (G1/DF)