A PCDF prendeu preventivamente, às 6h de hoje, Cláudio Almeida Soares, Juacy Ribeiro da Silva e Ricardo de Jesus, sob a acusação de estelionato e formação de quadrilha.
A ação é da Divisão de Repressão a Crimes Contra o Consumidor, vinculada à CORF/PCDF. A operação, batizada de Corcovado, por causa do nome da empresa usada no crime, a RJ Veículos, mobilizou 50 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.
Os investigados, representantes da empresa RJ VEÍCULOS E FINANCIAMENTO LTDA, CNPJ 09.350.639/0001-71, estabelecida à QSE 06, lote 82, loja 02, Taguatinga Sul/DF, aplicaram golpes de falsos financiamentos de veículos desde o ano passado. Eles postavam anúncios de veículos no site eletrônico OLX, e, quando apareciam interessados, os funcionários da empresa ofereciam um contrato atrativo de financiamento sem burocracia, mas cobravam um adiantamento de R$ 900,00 (novecentos reais) a R$ 990,00 (novecentos e noventa reais), sendo que para alguns foi dito que o valor seria descontado nas prestações seguintes.
Ocorre que a empresa não realizava qualquer ato no sentido de viabilizar os financiamentos e se negava a ressarcir os valores cobrados, além de ostentar nos contratos um CNPJ que nada tem a ver com o negócio oferecido, o qual é vinculado à RJY SERVIÇOS DE CÓPIAS LTDA, cuja atividade principal está caracterizada como fotocópias.
Pelo menos 13 vítimas já foram identificadas.