A Polícia Civil do DF, por meio da 3a DP e com o apoio da Divisão de Inteligência da PCDF, após diversas diligências no Estado de São Paulo, encerrou, na quinta-feira (30), a Operação Ponte Aérea. Dois homens, de 22 e 25 anos, foram presos, no Estado de São Paulo, em cumprimento a mandados de prisão preventiva. Eles eram procurados pelos crimes de roubo e extorsão com restrição à liberdade da vítima.
O fato que deu origem à operação ocorreu em janeiro deste ano, ocasião em que os suspeitos, mediante grave ameaça com emprego de arma branca, após combinarem encontros amorosos e programas sexuais com as vítimas em hotéis/motéis, gravavam clandestinamente, vídeos e imagens das vítimas. Após o ato, os suspeitos as surpreendiam e ameaçavam com emprego de faca, subtraindo seus pertences e exigindo o fornecimento de cartões de banco e respectivas senhas.
Somente de uma das vítimas, domiciliada no Setor Sudoeste/DF, foram subtraídos R$ 30 mil. Durante os sete meses de investigações, apurou-se que os autores são contumazes nesses crimes e os praticam em diversas unidades da Federação, constando inclusive outro mandado de prisão do Rio de Janeiro.
Os crimes perpetrados pelos suspeitos eram frequentes e eles agiam de forma preordenada, pois as vítimas, na maioria das vezes, do sexo masculino, não
procuravam o apoio policial com o receio de expor suas intimidades.
Após os procedimentos legais, os presos foram recolhidos ao cárcere da PCDF. A autoridade policial divulga imagens dos autores para que outros ilícitos
sejam apurados e mais vítimas, ao reconhecerem as imagens, possam procurar a 3a Delegacia de Polícia (Cruzeiro).