A Coordenação de Repressão às Drogas (CORD/PCDF) realizou, nesta sexta-feira (19), a operação policial para cumprimento de 11 mandados de prisão temporária e 15 mandados de buscas e apreensão, no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Goiás. Catorze pessoas foram presas até o momento.
A Organização criminosa alvo da investigação realizava usualmente o tráfico interestadual de drogas utilizando-se dos Correios, por meio dos quais remetiam os entorpecentes a outros traficantes de, ao menos, três estados da Federação.
Foram identificados 11 integrantes da Organização Criminosa, comandada por traficantes residentes no Rio de Janeiro, os quais acionavam traficantes de outros Estados para difusão de haxixe, skunk e outras drogas sintéticas. Recebidas as cargas pelos Correios, no Distrito Federal eram difundidas com a utilização de motoboys, os quais realizavam as entregas aos usuários. Até o momento, não foi possível confirmar o envolvimento dos entregadores no esquema criminoso.
A Polícia Civil percebeu que, em decorrência da pandemia, a Organização Criminosa intensificou as negociações para a entrega dos entorpecentes à distância.
A CORD continua investigando o envolvimento de traficantes de outros Estados da Federação, que também são suspeitos de terem ligação com o grupo criminoso e remeteriam entorpecentes para o DF utilizando do mesmo modus operandi. A investigação contou com apoio da direção dos Correios, com a atuação da Divisão de Operações Especiais (DOE/PCDF) e da Seção de Cinofilia (CANIL/PCDF).