A ação contou com apoio da Delegacia Especial de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil de Goiás (PCGO)

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Divisão de Análise de Crimes Virtuais (DACV/CORF), deflagrou a Operação Falsa Tribuna, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em golpes virtuais.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Goiânia (GO) contra um casal, de 26 e 22 anos, suspeito de integrar a associação criminosa. Foram apreendidos celulares e chips de telefonia, que serão submetidos a perícia para coleta de provas digitais.
As investigações apontam que o grupo criava perfís falsos de deputados e ex-deputados em aplicativos e redes sociais, utilizando indevidamente imagens e informações públicas dos parlamentares. A partir dessas contas fraudulentas, os criminosos contatavam vítimas simulando emergências médicas ou acidentes de familiares, solicitando transferências financeiras imediatas via PIX.
Até o momento, os suspeitos podem responder pelos crimes de falsa identidade, estelionato mediante fraude eletrônica, lavagem de capitais e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 20 anos de reclusão.
O nome da operação, “Falsa Tribuna”, faz referência à forma astuta como os criminosos utilizavam perfis falsos de autoridades públicas para enganar e fraudar suas vítimas.