A Polícia Civil do DF, por intermédio da Corpatri, nesta manhã (30), cumpriu quatro mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva, um de busca e apreensão e um sequestro de valores em conta-corrente.
Segundo a unidade, trata-se de desdobramento da operação guincho-fake que desarticulou associação criminosa que furtava veículos por meio de fraude. Ao se passarem por proprietários, os criminosos contratavam guincheiros que, enganados, rebocavam os veículos das vítimas para fora do DF.
A partir das informações colhidas na primeira fase, foi possível obter novos elementos de convicção que fundamentaram a decretação da prisão preventiva de dois dos integrantes.
Também foi localizado um local onde possivelmente funcionava o desmanche da quadrilha. Os elementos de informação apontam que a quadrilha era baseada em Planaltina/GO e optava por “puxar” os carros no DF.
Os suspeitos tinham a percepção equivocada de que o caráter interestadual lhes garantiria a impunidade. Em verdade foi o contrário, furtar carros e levá-los a outro estado da federação é uma qualificadora do crime, agravando a pena de 3 a 8 anos.
Um dos investigados (Everaldo Mota Barbosa) se encontra foragido.
A PCDF disponibiliza os seguintes meios para recebimento de denúncias:
• O Disque-Denúncia, telefone 197 – ligação gratuita – 24 horas; • O e-mail: denuncia197@pcdf.df.gov.br;
• WhatsApp (61) 98626-1197;
• O Denúncia On-line: http://www.pcdf.df.gov.br/servicos/197
Por esses canais, você pode denunciar foragidos da justiça e crimes que já ocorreram, que estão em andamento ou que tenha conhecimento que estão sendo planejados. Não é necessário se identificar.