A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação Especial de Repressão à Corrupção e Ao Crime Organizado (CECOR/PCDF), realizou na tarde desta quinta-feira, 06/08, a prisão de uma integrante do Primeiro Comando da Capital – PCC, em um ônibus na BR-060.
Essa mulher, conhecida na facção pelos codinomes “TÓKIO” ou “KETLEN” e fazia parte da célula feminina do PCC no Distrito Federal, estava foragida desde março de 2019, quando a CECOR realizou a Operação Continuum, em que foram presos outros oito integrantes da referida organização criminosa.
As investigações mostraram que a investigada exercia a função de GERAL DA RUA FEMININA (segunda posição na hierarquia da facção entre as mulheres no Distrito Federal), responsável por fiscalizar as atividades de integrantes da célula feminina do PCC no Distrito Federal. Ela atuava também na cooptação e “batismos” de membros, e no planejamento de roubos e sequestros em benefício da quadrilha.
As ações para sua prisão foram intensificadas com a descoberta de que estava recebendo indevidamente o auxílio emergencial do Governo Federal em razão da Pandemia de COVID-19. Com isso, agentes da Divisão de Repressão às Facções Criminosas (DIFAC/CECOR), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), conseguiram capturá-la dentro de um ônibus que deixava o Distrito Federal com a intenção de fugir para o Estado de São Paulo, base da facção, utilizando-se de um documento falso.
Após a ação, a autuada foi conduzida até a CECOR onde foi presa em flagrante por uso de documento falso, bem como foi dado cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva em seu desfavor.
A suspeita, se condenada, poderá responder pelos crimes de INTEGRAR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA e USO DE DOCUMENTO FALSO, com penas respectivas de 03 a 08 anos, e 02 a 06 anos.