Em operação conjunta, agentes da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam nesta segunda-feira (24/8) uma tonelada de maconha na BR-060.
As investigações levaram as forças policias a interceptar um caminhão Mercedes-Benz. O veículo foi levado até a Unidade Operacional da PRF (UOP) do Recanto das Emas (DF).
Lá, cães policiais da PRF e da PCDF farejaram a droga escondida em fundo falso do baú do caminhão. Equipe do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) ajudaram a retirar a maconha do esconderijo.
Pelo volume, os policiais estimam que havia uma tonelada de maconha no caminhão. A droga foi avaliada em R$ 2 milhões.
O condutor do caminhão acabou encaminhado à Cord para prestar esclarecimentos. A especializada conduzirá as investigações.
Somente em 2020, a Cord apreendeu 6 toneladas da erva. Um aumento de 400% em relação a 2019, quando foram recolhidas 1,5 toneladas de maconha.
Juntas, a especializada e as delegacias circunscricionais do DF foram responsáveis por retirar das ruas 7 toneladas de maconha neste ano. Essa quantidade de droga é avaliada em R$ 15 milhões.