O governo do Distrito Federal (GDF) entregou, nesta quarta-feira (4), o novo Terminal Rodoviário Metropolitano. O espaço, que fica no antigo Touring, foi completamente adaptado para receber ônibus que atendem a região do Entorno. A previsão é que o local comece a funcionar para embarque e desembarque de passageiros no próximo domingo (8).
A obra, executada pela Novacap, teve inicio em março de 2014 e custou cerca de R$ 11,6 milhões. O espaço, que receberá cerca de 200 mil pessoas por dia, conta com 20 boxes para coletivos e outros três, mais amplos, destinados a ônibus articulados, que atendem as modificações prevista no conjunto de obras do Expresso DF Sul.
O carpinteiro Aílton Silva comemora a entrega da nova instalação. Os passageiros do Entorno estavam precisando de uma atenção maior, afinal, a maioria dos moradores das cidades vizinhas trabalham aqui no centro de Brasília”.
De acordo com o vice-governador, Tadeu Filippelli, foi um susto para os passageiros ver as tendas que foram utilizadas provisoriamente na plataforma superior da Rodoviária durante as obras. “Apesar dos transtornos, a cada dia damos um passo para melhorar a condição do transporte no DF. Hoje comemoramos essas instalações que poucas cidades têm”.
O operador de maquinas Marcos Silva Castro utiliza o transporte público seis dias por semana e, de acordo com ele, para completar as benfeitorias só falta a disponibilização de mais ônibus para o Entorno. “Só mudar o local de embarque e desembarque não adianta, porque a população continuará esperando horas por ônibus lotados”.
Além das acomodações para os ônibus do Entorno e toda parte administrativa, também está em reforma o andar superior, onde haverá unidades da Secretaria de Segurança. Atualmente, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) funciona no local com uma unidade do CAPSAd, além de atendimento contra a discriminação sexual, religiosa e racial.
Fonte: G1