Aos fins de semana, 12 policiais farão patrulha e, durante a semana, serão seis militares em horários de maior fluxo de visitantes. Objetivo é dar mais agilidade ao atendimento de ocorrências, diz PMDF.
Policiais militares em bicicletas para patrulha no Parque da Cidade, no DF — Foto: TV Globo/Reprodução
O Parque da Cidade de Brasília, um dos maiores parques urbanos do mundo, ganhou policiamento a cavalo e de bicicleta. Aos fins de semana, 12 policiais farão a patrulha dos 420 hectares do parque. Já durante a semana, serão seis militares atuando em horários de maior fluxo de visitantes.
O objetivo é dar mais agilidade ao atendimento de ocorrências e aumentar a presença da polícia na região. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), cerca de 30 mil pessoas circulam pelo parque durante os fins de semana. Quando há algum evento, o número chega a quase 90 mil visitantes.
Ainda de acordo com a corporação, o grande movimento costuma atrair criminosos. Furtos de objetos de dentro de veículos, por exemplo, têm se tornado frequentes nos estacionamentos do parque.
Casos recentes
Segundo a PM, não houve aumento recente de ocorrências, mas a região já foi área de crimes violentos. Em 2020, o corpo de um homem foi encontrado ao lado do “castelinho”. Meses depois, o suspeito foi preso.
Em 2019, o corpo de um homem em situação de rua foi encontrado perto do quiosque do atleta. Um ano antes, em 2018, foram dois assassinatos. Um deles, de um adolescente, espancado até a morte durante uma festa no estacionamento 11.
O Parque da Cidade também tem registros frequentes de vandalismo. O banheiro do estacionamento 4, por exemplo, está trancado para evitar furtos de pias e torneiras.
“A maior participação da PM será feita ainda em parceria com a segurança patrimonial do parque. Viaturas e motos da segurança particular continuam fazendo as patrulhas noturnas pelos estacionamentos”, explica o Tenente-coronel Zairo, subcomandante do 1º Batalhão da PMDF.
Além do reforço da segurança, novas câmeras de monitoramento também serão instaladas em locais com aglomeração de pessoas e estacionamentos escuros.