quinta-feira, 03/07/25

HomeBrasilParintins aposta em rixa de bois para estimular coleta seletiva

Parintins aposta em rixa de bois para estimular coleta seletiva

Na disputa entre quem mais contribui com coleta seletiva, Caprichoso leva título de boi sustentável na competição de 2025

Coca-Cola/Divulgação

 

Parintins (AM) – A tradicional rixa entre os bois Caprichoso e Garantido no Amazonas foi usada como estratégia para aumentar a reciclagem em Parintins, cidade onde ocorreu o festival folclórico neste fim de semana.

Na competição “Recicla galera”, as torcidas dos bois depositaram garrafas, latas, papelão em totens que pontuaram a favor do escolhido. Os pontos foram usados para eleger o boi sustentável e, neste ano, a galera do Caprichoso ganhou a disputa da destinação correta de resíduos.

O projeto foi feito pelo governo do Amazonas em parceria com a Coca-Cola. O objetivo foi evitar o lixo na cidade e facilitar para os catadores.

“As duas gremiações entram nessa competição tanto dentro da arena quanto no campo sustentável”, explicou a presidente da associação dos catadores, Marcivone Cazemiro.

Segundo a catadora, a partir da iniciativa, houve aumento na quantidade e na qualidade de produtos. “O material chega mais limpo, antes vinha muito insalubre”, completou.

“A ideia é não deixar o lixo ir nem para rua nem para o rio. Antes essa região ficava cheia de garrafa pet. Era uma quantidade enorme, mas depois da iniciativa a gente não consegue ver essa quantidade de lixo em uma cidade que recebe muito turismo”, destacou o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Eduardo Taveira, que ainda comparou com os resíduos em ruas durante Carnaval e eventos em outras cidades. “Aqui praticamente não tem”, disse.

Parintins tem cerca de 100 mil habitantes e nos dias dos festivais recebeu mais 40 mil pessoas na cidade que fica no interior do Amazonas.

“O impacto ambiental está ligado no impacto social. Em Parintins o perfil era muito de mulheres mais velhas, então a gente traz esse olhar social na coleta dos resíduos, com capacitação”, afirmou a diretora de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Coca-Cola no Brasil, Katielle Haffner.

Festival

O tradicional festival de Parintins reuniu cerca de 40 mil pessoas no bumbódromo em todos os dias de festa, de acordo com o governo do estado.

Em azul (Caprichoso) e vermelho (Garantido), as “galeras” de cada boi se dividem. As associações com as com as cores são tão fortes que até às marcas lançam emblemas exclusivos durante o festival.

Foram três noites de apresentações diferentes feitas por cada grupo, de sexta-feira até domingo. Cada performance teve 2h30 de duração.

Na segunda-feira (30/6), foi feita a apuração dos votos dos jurados que contabilizam pontos para as toadas (canções), alegorias, tema etc.

Neste ano, o Garantido acabou a seca que já durava três anos e ganhou o título. A apuração foi polêmica e o presidente do Boi Caprichoso, Rossy Amoedo, se retirou no meio da votação alegando “esquemas” na apuração.

Em nota publicada no perfil oficial do Boi, a equipe do Caprichoso disse que irá à Justiça para recorrer do resultado.

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM