Maria José Rocha Lima*
Que alegria comemorar os aniversários dos meus sobrinhos do coração, os irmãos gêmeos Mateus e Marcos Russo. Vi-os pequenos, sempre geniais, atuando na Hora da Criança, acompanhando sua tia, a professora e amiga Josélia dos Santos – Joca-, presidente da instituição cultural.
As vidas desses dois jovens confundem-se com a Hora da Criança. Marcos e Mateus frequentaram a Hora da Criança, desde a mais tenra idade, participando das aulas de música e do teatro infantil, do qual foram artistas em todas as montagens da época. Mateus e Marcos percorreram antes todos os caminhos e dificuldades dessa saga heroica da sua tia para sustentar essa instituição quase secular, inclusive as negociações, na Assembleia Legislativa da Bahia, para a construção da sua sede.
Marcos formou-se em Comunicação e trabalha na TV Bahia, afiliada da Rede Globo, e Mateus é um jovem engenheiro que continuou atuando, em tempo integral, na Hora da Criança, ao lado da sua tia, e há dois anos foi eleito vice–presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Salvador- CMDCA –. A sua eleição foi obtida com 49 dos 52 votos sufragados para escolher as entidades que comporiam o CMDCA, representou um justo reconhecimento pela sua atuação na Hora da Criança, primeira entidade de Arte Educação do Brasil e fundadora do Teatro Infantil Brasileiro. Ele foi escolhido para vice-presidente pelas sete Organizações Não Governamentais que compõem o Conselho da Criança e Adolescente e representará mais de 300 instituições que trabalham nessa área.
Assim, o jovem Mateus honra e sustenta a tradição da Hora da Criança, obra foi fundada por Adroaldo Ribeiro Costa, teatrólogo, compositor, professor e jornalista, que nasceu em Salvador em 13 de abril de 1917 e, antes de morrer, passou o bastão da Hora da Criança para a Professora Josélia Almeida Santos, carinhosamente chamada por ele de Joca, a quem pediu que o sucedesse, dando continuidade à sua obra, o que vem sendo feito desde 1984.
O pioneirismo e a referência nacional da Hora da Criança em arte e educação no Brasil trouxeram à instituição inúmeros reconhecimentos, sendo homenageada em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados em 2014, por seu trabalho primoroso em educar a criança por meio da arte. Figurou entre as dez entidades brasileiras indicadas ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, pelo trabalho extraordinário que realizou e continua realizando de arte educação em favor das crianças baianas.
Atualmente, a Professora Josélia Almeida dos Santos, tendo sempre ao seu lado os seus famosos sobrinhos Marcos e Mateus Russo, vem dando continuidade à obra da Hora Da Criança, com muita dedicação e esmero, atendendo a 600 crianças, a maioria de classes populares, com aulas de música, instrumentos musicais, coral, cantigas tradicionais de roda e teatro, e também encenando peças adaptadas da obra de Monteiro Lobato. A Hora da Criança foi apoiada por dois gigantes da educação e da literatura: Anísio Teixeira e Monteiro Lobato, sendo muito prestigiada e visitada por este último.
E Marcos Russo e Mateus Russo honram a tradição, firmes nos seus apoios à luta pela sustentação dessa instituição valiosa para a Bahia e para o Brasil.