A partir da próxima quinta-feira (11), viajantes que chegarem ao Chile saindo do Brasil serão imediatamente encaminhados a uma residência sanitária e submetidos a exames, como tentativa de impedir a propagação de variantes do coronavírus.
“Enquanto as pessoas [que vêm do Brasil] aguardam o resultado do PCR [teste de coronavírus], elas devem ingressar em uma residência de saúde para garantir o isolamento”, disse a subsecretária de Saúde do Chile, Paula Daza. “Se for positivo, devem continuar o isolamento na residência.”
O país conta com 174 instalações destinadas ao isolamento de pessoas com Covid-19. Até esta segunda-feira (8), metade das 12,5 mil vagas estava ocupada.
Além do exame feito ao chegar ao Chile, os viajantes também devem apresentar um teste com resultado negativo feito até 72 horas antes da viagem e cumprir quarentena de 10 dias.
Até esta terça-feira (9), o Chile registrou mais de 860 mil casos e 21 mil mortes por coronavírus, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. O país lidera o ranking da América Latina como o mais avançado na campanha de imunização, com cerca de 241,9 doses aplicadas a cada mil habitantes. (AFP)