O Vaticano informou, nessa quarta-feira (30/9), que o papa Francisco recusou audiência com o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, pois o sumo pontífice evita encontrar com políticos antes das eleições.
“Sim, ele [Pompeo] pediu. Mas o papa já disse claramente que figuras políticas não são recebidas em períodos eleitorais. Essa é a razão”, disse o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
De acordo com registros do jornal Folha de S. Paulo, Mike Pompeo também foi acusado de supostamente tentar arrastar a igreja Católica para o contexto político das eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Antes do encontro, o secretário americano pediu “coragem” ao papa Francisco para combater as perseguições religiosa, sobretudo na China – país que tem sido constantemente alvo de ataques do presidente Donald Trump.
“Peço a todos os líderes religiosos para que encontrem coragem para enfrentar a perseguição religiosa contra suas próprias comunidades, e contra outras religiões”, reforçou Pompeo, nessa quarta-feira, em Roma, na Itália.