Os familiares da criança elogiaram a praticidade de vacinar filhos nas escolas. Ação ocorrerá em todos os fins de semana
Ana Karolline Rodrigues/Metrópoles
O Distrito Federal deu início, neste sábado (19/3), à vacinação contra a Covid-19 em escolas públicas. A ação especial vai acontecer a cada sábado. A primeira escola contemplada é o Centro Educacional 1 (CED 01) da Estrutural.
Apesar de a campanha ter ocorrido apenas nesta unidade, alunos de outras escolas, pais e funcionários também puderam ser vacinados no local.
A cabeleireira Elivânia Lopes da Silva, de 31 anos, levou o filho Isaque Lopes da Silva, 7 anos, para tomar a primeira dose nesta manhã. Com a campanha chegando próximo de sua casa, ela, que também ainda não se vacinou contra a Covid-19, já pretende tomar a primeira dose do imunizante neste sábado (19/3) também.
“A vacina chegando aqui torna muito mais fácil para a gente tomar. Bem melhor do que a gente ter que ir longe para levar o filho”, considera.
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve na escola e acompanhou a vacinação contra a Covid. “Essa ação é para ampliar um trabalho que já vem sendo realizado pela Secretaria de Saúde nas UBSs”, comentou.
“Decidimos ampliar para as escolas exatamente pensando naquele pai que trabalha a semana toda, porque a vacina tem que ser na presença do responsável. Esse é um espaço mais lúdico, com o qual a criança já está familiarizada”, pontuou Hélvia.
Veja imagens da vacinação neste sábado:
O secretário de Saúde, Manoel Pafiadache, também esteve presente no CED 01 da Estrutural e disse que na primeira hora de vacinação foram imunizados cerca de 50 adultos e 50 crianças.
“Já nos parece que caminha para o sucesso e esse sucesso vai fazer com que a gente leve para outras escolas, mais de uma por sábado. Tudo isso é extramuro, é uma atenção que a gente dá para as crianças e também para aumentar a nossa cobertura vacinal de adultos”, declarou Pafiadache.
Segundo Divino Valero, subsecretário de Vigilância à Saúde, a expectativa é vacinar de 2 mil a 3 mil pessoas neste sábado. “Temos doses para todos”, garante. “Inicialmente, queríamos vacinar crianças de 5 a 11 anos, mas como o responsável precisa estar junto, decidimos aproveitar para imunizar os adultos também. Esse é o primeiro piloto. O segundo será no Guará, no próximo final de semana”, adiantou Divino.
Mais acessível
A pequena Maria Luiza Cavalcante, de 7 anos, tomou a primeira dose nesta manhã. “Não doeu”, disse a criança. Para a mãe, Geani Cavancante Guerra, 38, a ideia de fazer a campanha aos sábados torna mais acessível para os responsáveis levarem os filhos. “Facilitou bastante, porque a gente trabalha durante a semana. Como é sábado, eu consegui trazê-la”, disse a moradora do Assentamento 26 de Setembro.
Uma das mães que aproveitou para receber o imunizante junto da filha foi a diarista Helenite Marçal de Jesus, 43 anos. A moradora da Estrutural tomou a terceira dose nesta manhã, enquanto sua caçula, Heloísa de Jesus Câmara, 6 anos, recebeu a segunda dose.
“Achei muito bom, porque eu estava preocupada de ter que ir até o Guará para vacinar. Para mim, trazer até a escola foi muito importante”, afirmou a diarista. “Como ela estuda durante a semana e eu trabalho, tinha que ser em algum horário que eu poderia levar. Então, foi muito bom”, acrescentou.
Transporte até a escola
Os ônibus do transporte escolar da Secretaria de Educação que atendem a Estrutural seguem os mesmos itinerários, com a primeira saída às 8h. As demais viagens ocorrerem a cada duas horas, aproximadamente. É necessário que o estudante esteja acompanhado de um responsável e que leve o documento de identidade e a carteira de vacinação.
Apesar da ação no CED 01, o atendimento ao público também será realizado em unidades básicas de saúde (UBSs). Todos os pontos de vacinação contra a Covid-19 podem ser consultados no site da Secretaria de Saúde.
Fonte/fotos: Metrópoles