segunda-feira, 30/06/25
HomeDestaqueOxigênio de carreta que tombou no RJ deveria abastecer hospitais particulares no...

Oxigênio de carreta que tombou no RJ deveria abastecer hospitais particulares no DF

Acidente aconteceu nesta segunda-feira (22), na subida da Serra de Petrópolis. Veículo estava carregado com 16 mil m³ de oxigênio, suficiente para atender 1,6 mil pacientes por quatro dias.

Caminhou tombou e deixou subida da Serra de Petrópolis interditada nesta segunda-feira (22) — Foto: Reprodução/Redes sociais

A carreta que tombou na BR-040, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na manhã de segunda-feira (22), transportava 16 mil m³ de oxigênio para abastecer hospitais particulares do Distrito Federal. A informação é da empresa proprietária do caminhão, Gold Gás.

Segundo a companhia, o material perdido era suficiente para atender 1,6 mil pacientes por quatro dias. O prejuízo estimado é de R$ 180 mil. A empresa não informou quais hospitais da capital federal iriam receber a carga. 

De acordo com a concessionária Concer, que administra o trecho da rodovia no RJ, o caminhão seguia para a Baixada Fluminense para ser abastecido com oxigênio e, depois, a carga seguiria para o DF. De acordo com a empresa de gás, esse percurso era realizado todas as semanas.

O motorista e o ajudante foram encaminhados ao hospital. O condutor, de 50 anos, permanece internado, e o ajudante recebeu alta médica. 

Oxigênio no DF

O Distrito Federal enfrenta uma queda nos estoques de oxigênio nos hospitais, como reflexo do aumento da hospitalização de infectados por Covid-19, principalmente, nas duas últimas semanas. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, o volume médio mensal de oxigênio contratado é de 300 mil metros cúbicos (m³) para o líquido e de 340 m³ para o gasoso. E segundo a White Martins, uma das empresas que presta esse serviço na capital, houve uma alta de 54% da demanda neste mês de março. 

Nas últimas semanas, profissionais de saúde compartilharam imagens do que eles chamam de “gambiarra” para proporcionar oxigênio para mais de um paciente, usando o mesmo ponto de oxigênio. Houve ligações entre salas de internações diferentes. 

A Secretaria de Saúde pretende lançar, até sexta-feira (26), um edital para implementar cinco usinas de oxigênio para atender hospitais de Brasília. O abastecimento deverá priorizar os hospitais de campanha a serem criados para atender casos da Covid-19. (G1DF)

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM