A Polícia Civil do DF, por intermédio do Departamento de Polícia Circunscricional, promove, desde o primeiro final de semana de dezembro, a Operação Natal Seguro. O objetivo é reprimir a criminalidade em todas as regiões do DF, em razão das datas festivas de fim de ano, onde há uma maior circulação de pessoas, valores e mercadorias nas ruas, ocasionando um aumento de crimes, principalmente patrimoniais.
Foram realizadas diversas prisões em flagrante e em cumprimento a mandados de prisão; apreensões de menores com mandado de busca; apreensões de drogas e armas de fogo e de objetos produto de receptação.
Durante os dias da operação — que acontece aos fins de semana, entre sexta e domingo, a partir das 20 horas até a madrugada, os policiais civis trabalham em equipes, sob a coordenação de delegados de polícia das delegacias circunscricionais das áreas de atuação. Em cada dia, serão mobilizados dezenas de policiais, de vários departamentos da PCDF, que estarão nas ruas até a véspera do Natal.
Como resultado da Operação Natal Seguro, além de combater a criminalidade, a PCDF quer proporcionar a sensação de segurança e tranquilidade à população do Distrito Federal que permanecer na cidade para as festas de fim de ano.
Seguem os números contabilizados da operação:
- O total de pessoas e veículos abordados; – 4.443 pessoas e 549 veículos
- O total de Procedimentos em Flagrante, subdivididos em APF’s e TC’s; – 18 APF’s e 65 TC’s
- O total de Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão de Menor cumpridos; – 4 MP e 2 MBA
- O total de Presos e de Menores Apreendidos; – 74 presos e 11 menores apreendidos
- O Total de Aparelhos Celulares Apreendidos; – 23 celulares
- O Total de Armas Apreendidas; – 2 armas
- O Total de Entorpecentes Apreendidos, subdividos por tipo (porções); – 160 de maconha, 131 de cocaína e 27 de crack