A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 1a DP, deflagrou, na terça-feira (3), a Operação Belle. Uma mulher, de 59 anos, foi autuada em flagrante pela prática do crime de maus tratos a animais.
Os policiais constataram que a envolvida, moradora da Vila Telebrasília, mantinha uma cadela (mistura de pitbull com raça indefinida) acorrentada, sem muita locomoção. O animal, denominado Tara, sem idade comprovada, alimentava-se somente a cada dois dias. Ela não possuía carteira de vacinação e estava com a orelha machucada e com muitas pulgas.
Há um mês, em decorrência de denúncia anônima, os policiais haviam ido ao local e orientaram a mulher a aumentar a corrente e passear com a cadela uma vez ao dia. Os agentes, posteriormente, constataram que as condições solicitadas não foram atendidas (a corrente foi diminuída pela
proprietária).
A dona e a cadela foram conduzidas à delegacia. Tara, que foi alimentada e hidratada, aguarda destinação para ser entregue, em guarda provisória, a voluntários ou à organização não governamental.
A mulher, que aparenta ser alcoólatra e sofrer de depressão, foi liberada após assinatura de termo circunstanciado. Caso seja condenada, estará sujeita à pena de um ano de prisão.
A denominação Belle faz referência a uma cadela americana, da raça Beagle, que ajudou a salvar a vida do dono.