quarta-feira, 20/08/25
HomeMundoO parque nos EUA onde visitantes podem achar — e levar para...

O parque nos EUA onde visitantes podem achar — e levar para casa —diamantes que valem milhares de dólares

Mulher de NY passou um mês procurando joia no local para usar em sua aliança de noivado. O Crater of Diamonds State Park, no Arkansas, é um dos únicos lugares do mundo onde o público pode procurar diamantes em uma fonte vulcânica original.

Foto mostra diamante no solo do parque — Foto: Reprodução/Arkansas State Parks

 

Uma mulher de Nova York encontrou, no começo de agosto, um diamante de 2,3 quilates no Crater of Diamonds State Park, um parque estadual nos Estados Unidos.

💍Mas não foi sorte ou acaso: Micherre Fox, 31, buscava há mais de um mês a joia perfeita para o seu anel de noivado. Isso porque o parque, no Arkansas, é um dos únicos lugares do mundo onde o público pode procurar diamantes em uma fonte vulcânica original — e ficar com as joias encontradas.

“A política do parque é ‘quem encontra, fica com a pedra’, ou seja, os diamantes que você achar são seus para levar para casa”, diz a apresentação do site oficial do local.

 

Quilate é uma unidade de medida usada para pesar pedras preciosas – diferente do ouro, onde o quilate é usado para descrever a pureza do metal. Cada um quilate equivale a 200 miligramas de material.

Desde a primeira descoberta, em 1906, mais de 75 mil diamantes foram desenterrados no local — incluindo o “Uncle Sam”, considerado o maior diamante bruto já encontrado nos EUA. Só em 2025, 366 visitantes tiveram a sorte de encontrar sua própria pedra preciosa, 11 deles com mais de um quilate cada, explica a nota à imprensa.

A maioria das pedras encontradas pelo público no parque não chega a ser formalmente avaliada ou lapidada. Ainda assim, o local mantém um registro das gemas mais “famosas” — aquelas que passaram por todas as etapas de classificação oficial. Um exemplo é o “Diamante Esperanza”, descoberto em 2016 com 8,56 quilates e avaliado hoje em mais de US$ 1 milhão.

Micherre Fox segura diamante encontrado em parque nos EUA — Foto: Divuklgação/ Parque Estadual Crater of Diamonds

Micherre Fox segura diamante encontrado em parque nos EUA — Foto: Divuklgação/ Parque Estadual Crater of Diamonds

 

Como os diamantes foram parar no parque? 💎

 

De acordo com o site do parque, os diamantes do Crater of Diamonds State Park começaram a se formar há mais de três bilhões de anos, no fundo do manto da Terra, onde o carbono virou cristal por causa da alta pressão e temperatura.

Cerca de 100 milhões de anos atrás, uma erupção vulcânica trouxe essas pedras para perto da superfície, criando uma grande cratera. Com o tempo, a erosão deixou os diamantes concentrados no solo, onde são encontrados soltos.

Além de diamantes, os visitantes podem encontrar pedras semipreciosas, como ametista e ágata.

Diamante amarelo de 4,36 quilates é encontrado em parque estadual dos EUA, foto de 23 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/Arkansas State Parks

Diamante amarelo de 4,36 quilates é encontrado em parque estadual dos EUA, foto de 23 de setembro de 2021 — Foto: Reprodução/Arkansas State Parks

 

 

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM