Arnaldo Niskier
da Academia Brasileira de Letras e Doutor em
Educação da Universidade Santa Úrsula
Notebook e óculos de realidade virtual, ao lado da inteligência artificial estão cada vez mais presentes na rotina de professores e estudantes no que se propõe serem as mudanças no curso de Pedagogia das Universidades brasileiras. A ideia foi levada ao Conselho Nacional de Educação pelo Prof. Celso Niskier, que assim realiza uma ampla reforma, na verdade mais do que necessária.
As Licenciaturas também incluirão o ensino da IA, que não serão um perigo, mas que deve ter todos os cuidados. Segundo o membro do CNE, a IA vai listar o potencial da tecnologia para diminuir a sobrecarga docente e “construir a possibilidade de personalização de aprendizagem e encontrar caminhos de inclusão para portadores de deficiência”. E disse mais: “Vamos elencar os potenciais para melhorar a qualidade de educação e apontar os cuidados necessários, como professores bem treinados e mediadores no uso da IA.”
A tecnologia está bem disseminada pelas escolas brasileiras. Grupos privados desenvolvem suas próprias tecnologias e até contratam soluções internacionais para uma infinidade de funções, inclusive elaboração e correção de provas.
No Rio há um Chatbot para estudantes tirarem dúvidas. No Espírito Santo, a tecnologia corrige redações, inclusive utilizando critérios do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para ajudar os estudantes. Ainda há necessidade de acompanhamento do Ministério da Educação. A ideia é que as instituições criem uma disciplina específica. Ou será criada uma outra disciplina específica para o tema (forma transversal no currículo). Segundo Celso Niskier, “assim serão obtidas condições para o aprendizado para todas as outras disciplinas.”
O objetivo é claro: “A gente não quer que o aluno aprenda só a inteligência artificial, mas todas as matérias.” Há uma enorme desigualdade entre as escolas. Numas ainda falta água e noutras falta luz, que cria embaraços terríveis.
Como se vê, há uma infinidade de soluções para a inteligência artificial.


