Atuação na Junta Comercial, Industrial e de Serviços do DF é nas áreas de gestão de riscos nas contratações públicas e de integridade

Com a nomeação de novos auditores de controle interno, no final de 2024, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) destinou esses profissionais para as áreas internas da Subcontroladoria de Controle Interno. No início deste ano a coordenação de Auditoria de Riscos e Integridade da CGDF recebeu três novos auditores. Como parte do planejamento de ambientação e capacitação, os novos servidores já estão atuando em campo, acompanhando as consultorias realizadas pelos demais membros da coordenação.
“O trabalho desenvolvido pela auditoria interna é essencial para fortalecer a governança e a transparência nas instituições públicas, garantindo maior segurança e qualidade no processo de tomada de decisão dos gestores e aprimorando a entrega de serviços à sociedade”, ressaltou o coordenador de Auditoria de Riscos e Integridade da Controladoria, Robson Lopes.
Entre janeiro e março, a equipe participa de consultorias na Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Distrito Federal (Jucis-DF), onde dois trabalhos estão em andamento: um voltado à gestão de riscos nas contratações públicas e outro à implementação do programa de integridade da instituição.
Tábata Carvalho, servidora da Unidade de Controle Interno da Jucis-DF e ponto focal do grupo de trabalho das consultorias, destacou que a implementação da Gestão de Riscos no macroprocesso de contratações da Jucis-DF tem sido fundamental para tornar as aquisições mais seguras e eficientes.
“Ao identificar e analisar riscos, conseguimos antecipar desafios e adotar medidas preventivas, reduzindo falhas e inconsistências. Nossa expectativa é fortalecer a cultura de gestão de riscos na instituição, assegurando processos mais ágeis, transparentes e alinhados às necessidades da autarquia. Assim, pretendemos expandir essa prática para todos os setores, sempre com responsabilidade e respeito aos recursos públicos”, realça Tábata.
*Com informações da Controladoria-Geral do DF