Emissão em São Paulo começou nessa segunda-feira (29/1) em nove pontos de atendimento; veja os requisitos para solicitar o documento
Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul/ Reprodução
São Paulo — O governo de São Paulo já começou a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que vai substituir o RG. Na Grande São Paulo, o documento é oferecido em nove pontos: seis postos do Poupatempo e três unidades geridas pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão vinculado à Polícia Civil (veja serviço completo no final do texto).
A emissão começou nessa segunda-feira (29/1) e, segundo o governo, ocorre de forma limitada, em formato piloto. A ideia é que o serviço seja ampliado gradativamente. Atualmente, 3 milhões de brasileiros já possuem o documento.
A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como Registro Geral Nacional, acabando com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo possibilidades de fraudes — até então, cada cidadão brasileiro poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da Federação.
O novo RG passará a ser, a partir de 2032, o único documento válido nacionalmente, de acordo com a Lei 14.534, de 11 de janeiro de 2023. O governo destaca que, portanto, não há necessidade de correr aos postos de atendimento neste momento. O documento atual continuará sendo aceito normalmente.
Dotado de QR Code, o documento permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone.
A versão digital do documento estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
Saiba como tirar o novo RG
Para solicitar a CIN no estado de São Paulo, é necessário ter uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal, além de não ter outra solicitação da CIN em andamento.
O agendamento é feito exclusivamente pelo app para celulares Poupatempo SP.GOV.BR. No dia agendado, é preciso ir ao local escolhido com a certidão de nascimento ou de casamento. A primeira via da CIN é gratuita.
Os locais de atendimento durante o projeto-piloto são os postos do Poupatempo da Lapa, Itaquera, Santo Amaro e Sé (capital), e Caieiras e Guarulhos, na região metropolitana. As outras três unidades são o Descomplica de São Miguel, na capital, um posto em Barueri e outro, o Atende Fácil, em São Caetano do Sul.
Fonte: Metrópoles