Foto: Reprodução
A partir desta segunda-feira (8/6), o Distrito Federal ganha um reforço no combate à violência contra a mulher. Começou a funcionar a nova Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, (DEAM II) em Ceilândia.
A especializada funciona no mesmo espaço da 15ª Delegacia de Polícia, em Ceilândia Centro, e é vinculada ao Departamento de Polícia Especializada (DPE). Em abril deste ano, o GDF oficializou a criação.
Quem assume o posto de delegada-chefe é Adriana Romana, que já comandou também a 38ª DP (Vicente Pires). Com experiência em casos de violência contra a mulher, ela acompanhou casos que marcaram a cidade.
No ano passado, Adriana esteve à frente das investigações do assassinato da vendedora Noélia Rodrigues de Oliveira, 38 anos, morta pelo vizinho Almir Evaristo Ribeiro. O homem está preso, aguardando julgamento.
A DEAM II funcionará também como central de flagrantes. Até então, o Distrito Federal tinha apenas uma especializada no atendimento a mulheres, localizada na Asa Norte.
Violência
Em 2019, o DF foi a segunda unidade da federação a registrar o maior número de denúncias de violência contra a mulher, segundo dados do Balanço da Central de Atendimento à Mulher, do Ministério da Mulher, Família, e dos Direitos Humanos (MMFDH).