Pacientes com indicação para o transplante de medula óssea terão, a partir de hoje (18), um serviço exclusivo de atendimento no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). A instituição, que tem convênios com o GDF, inaugurará 27 leitos de internação, 12 leitos de hospital dia (internação parcial), consultório, sala de coleta de células-tronco e de apoio aos acompanhantes.
Com o novo espaço a previsão é que tenham início os atendimentos para o transplante halogênico, quando as células transplantadas são de um doador geneticamente semelhante. Em 2013, a instituição realizou 17 intervenções, todas autólogas, quando as células transplantadas são do próprio paciente.
O Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo. São mais de 2 milhões de pessoas cadastradas e, mesmo com esse volume, ainda é um desafio à doação, pois existe um número reduzido de doadores compatíveis.
Poucos hospitais no Brasil têm esta licença para o transplante não aparentado devido às complexidades envolvidas no processo do transplante. A nova estrutura pretende atender o máximo de pacientes com indicação para esse procedimento, que já têm o seu doador identificado e estão aguardando, apenas, um leito para realizá-lo.
A expectativa é que, até o fim do ano, 45 procedimentos sejam realizados na nova unidade.
Informações
Inauguração da Unidade de Transplante de Medula Óssea do ICDF
Data: 18 de junho
(quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Sede do Instituto de Cardiologia do DF-
Cruzeiro Novo
Fonte: Alô