Caso tenha justificativa, o aluno pode pedir reaplicação de prova do Exame Nacional do Ensino Médio. Segundo dia será no próximo domingo

Dos 3.764 estudantes inscritos no Enem Digital no Distrito Federal, 1.789 deixaram de comparecer no primeiro dia de aplicação das provas, nesse domingo (31/1). Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador do certame.
Caso tenha justificativa para a falta, o alunos pode fazer o segundo dia de prova no próximo domingo (7/2), e pedir a reaplicação do primeiro dia, em 23 de fevereiro, e fazer a prova em papel. Outra opção é pedir a reaplicação dos dois dias.
No primeiro dia de exame, os inscritos fizeram as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, assim como de ciências humanas e suas tecnologias e redação.
No segundo dia, marcado para 7 de fevereiro, os participantes serão examinados nas provas de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como matemática e suas tecnologias.
Problemas
No primeiro dia do Enem Digital, candidatos de Taguatinga que fariam o certame no câmpus da Universidade Católica de Brasília (UCB), foram dispensados. Segundo relatos, o problema aconteceu em duas das salas de aplicação da universidade, por “erro no sistema”.
“A coordenadora entrou na sala às 15h30 e falou que não teria a prova. Explicou que deu um problema nos computadores, mas não falou qual exatamente. Ficamos duas horas sentados sem nenhuma informação”, protestou a estudante Paula Silva, 18 anos, que pretende fazer educação física na universidade.
Questionada, a UCB informou que a instituição não teve nenhuma responsabilidade sobre o atraso na aplicação das provas do Enem Digital. Ainda de acordo com a universidade, o Inep alegou que o problema ocorreu devido a uma falha técnica no servidor da banca organizadora Cesgranrio.
“Dessa forma, conforme orientação da Cesgranrio, os estudantes foram dispensados, uma vez que o atraso prejudicaria a resolução da prova”, detalhou a UCB.
Em entrevista coletiva nesse domingo, o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, disse que houve problemas em um servidor que fazia distribuição dos exames.
“Alguns computadores não receberam a prova a tempo, às 13h30, para iniciar a prova. Todos os computadores receberam a prova depois de uma hora de iniciada, ou seja, conseguimos baixar as provas em todos os computadores. Gostaríamos que todos tivessem começado às 13h30, não foi possível e alguns participantes, pelo tempo, foram embora e terão direito a reaplicação”, informou.
Fonte: Metrópoles