A loja Magazine da Economia, no Santa Maria Shopping, foi acusada de racismo no Twitter após uma funcionária desconfiar que uma cliente tinha trocado a etiqueta de uma das 12 peças levadas ao caixa. A vítima, Maria do Amparo, 59, relatou o caso em uma postagem feita na sexta-feira (4/7). Até a tarde deste sábado (5/7), o tuíte contabilizava 2,5 mil compartilhamentos.
No vídeo, Maria conta ter percebido no caixa que uma promoção não estava sendo aplicada: o preço final estava superior ao que ela tinha calculado. Como resposta, a funcionária da loja acusou a cliente de trocar a etiqueta de uma peça para tentar pagar menos.
O gerente foi então chamado. “Todo atrevido, me expulsou da loja”, diz a senhora no vídeo. “Eu fui humilhada no shopping, na frente dos meus netos”, continuou.
Maria do Amparo teria pedido então para que verificassem as imagens das câmeras de segurança. O gerente replicou que só faria isso quando estivesse sozinho. Ela disse ter perguntado se o constrangimento tinha relação com o fato de ela ser preta.
Minha vó relatou tudo aqui pic.twitter.com/XSg5fDWJsG
— TODDYNHO 🏳️⚧️ (@aboutsierra_) September 5, 2020
Outro lado
O advogado da loja, Gustavo Dantas, nega que a mulher tenha sido discriminada. “Em nenhum momento houve qualquer insinuação de que ela trocou [a etiqueta]. Talvez ela tenha entendido errado”, afirmou.
Segundo o defensor, a cliente “talvez tenha entendido errado” o ocorrido. “Não houve qualquer tipo de racismo ou injúria racial aqui na nossa loja. O que andam postando e dizendo por aí é totalmente inverídico”, disse, ao ser questionado sobre o episódio.
Dantas acrescenta que já foi à polícia para tratar do assunto em nome do Magazine da Economia. “Estamos tendo ameaças de pessoas chamando funcionários da loja de racistas”, concluiu.