Maria José Rocha Lima
Em 2003, como assessora especial do ministro da Educação, tive a honra de articular uma audiência do ilustre baiano Moraes Moreira, para que o poeta doasse uma música para o Programa Brasil Alfabetizado. Foi um pedido do poeta e músico a mim, após um show, em Brasília.
Moraes veio fazer show em Brasília e recebi um convite especial, pois uma amiga comum, Dedé, havia dito a ele que eu estava no MEC, como assessora especial, e poderia garantir a audiência.
Nunca esqueci de Moraes Moreira dizendo que tinha várias questões no Brasil que ele gostaria de dar uma contribuição, mas a alfabetização, sem dúvida, era prioritária. “No que eu puder ajudar, estarei aí. pode agendar o meu encontro com o ministro, pois será uma doação ao Programa Brasil Alfabetizado. A letra foi criada para um cordel escrito com o meu irmão Zé Walter”, disse o poeta.
O cordel teria sido musicado há 20 dias, antes da sua vinda a Brasília. Contou Moraes que teria corrido para gravá-lo, como música, a tempo de presentear o ministro com a composição, ao vir a Brasília. Tocando violão, Moraes apresentou o xote “Indagações de um Analfabeto” ao ministro Cristovam Buarque.
Moraes disse “que viu no Programa Brasil Alfabetizado a oportunidade de conscientizar as pessoas de uma maneira sutil e dançante sobre a importância de saber ler e escrever”. E se propôs, ainda, a fazer um videoclipe para que a música não ficasse restrita à propaganda institucional.
O compositor disse que queria que a exibição alcançasse os jovens e a comunidade em geral. E apresentou o xote, tocando no violão, com toda a sua energia, transformando o insosso ambiente institucional num ambiente elétrico e alegre.
Depois de ouvir a canção, Cristovam disse que ela ia se transformar no hino do Brasil Alfabetizado. O encontrou acabou virando um acontecimento no ministério. Moraes foi acompanhado por um coro improvisado pelos funcionários do MEC, inclusive com a minha participação.
O Hino pelo Brasil Alfabetizado será entoado no céu dos poetas, que retomarão as Indagações de um Analfabeto, para a renovação da nossa esperança. Que as respostas, agora, venham do alto. Viva o poeta e músico Moraes Moreira!
Maria José Rocha Lima é mestre e doutoranda em educação. Foi deputada baiana de 1991 a 1999. É fundadora da Casa da Educação Anísio Teixeira. Psicanalista filiada a Associação Brasileira em Estudos e Pesquisas em Psicanálise-ABEPP.