sexta-feira, 16/01/26
HomeBrasilMoraes abre inquérito para apurar vazamento de dados de ministros

Moraes abre inquérito para apurar vazamento de dados de ministros

Inquérito apura atuação da Receita Federal e do Coaf em eventual quebra de sigilo irregular

Ministro Alexandre de Moraes (STF). Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para apurar se a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) quebraram, de forma irregular, o sigilo fiscal de ministros da Corte.

A informação foi confirmada pelo Metrópoles. O inquérito foi encaminhado à Polícia Federal (PF), que irá apurar se houve vazamento dos dados dos magistrados, o que também atingiu familiares dos ministros.

Os dois órgãos têm acesso a sigilos, desde que haja autorização do Poder Judiciário, seja para aprofundar a análise de dados bancários, seja para o compartilhamento de informações protegidas por sigilo fiscal ou financeiro.

Ou seja, a Receita Federal tem acesso a dados para fins de fiscalização tributária, com o objetivo de apurar indícios de ilícitos. Entretanto, quando se trata de sigilo bancário, é necessária a autorização judicial — o que a PF deverá apurar para verificar se houve vazamento desses dados.

O mesmo ocorre com o Coaf, que atua como unidade de inteligência financeira e analisa operações consideradas suspeitas comunicadas por instituições financeiras. O inquérito tramita em sigilo, segundo apurou a reportagem.

Contrato

A data de instauração do inquérito não é conhecida, mas ocorre em meio à divulgação de um contrato da esposa do ministro com o Banco Master. Ainformação foi revelada pela coluna do Metrópoles Andreza Matais.

O contrato com o banco, alvo de investigação, totalizava R$ 129 milhões — montante que seria pago em 36 meses, a partir do início de 2024. Ou seja, o banco pagaria cerca de R$ 3,6 milhões por mês ao escritório Barci de Moraes Advogados.

O escritório é comandado por Viviane Barci de Moraes, esposa de Alexandre de Moraes. Dois dos três filhos do ministro também trabalham na firma.

 

 

 

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Publicidade -
- Publicidade -spot_img

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM