domingo, 23/02/25
HomeBrasilMinistros e senadora do PT defendem viagem de Dilma a Nova York

Ministros e senadora do PT defendem viagem de Dilma a Nova York

Presidente deve denunciar na ONU ser vítima de um ‘golpe parlamentar’. Jaques Wagner, Gleisi Hoffman e José Eduardo Cardozo rebateram oposição.

 

 

O ministro chefe do gabinete da presidente Dilma Rousseff, Jaques Wagner, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, e a senadora Gleisi Hoffman (PT-PR) defenderam nesta quarta-feira (20) a viagem da presidente Dilma Rousseff para Nova York (EUA), onde ela participará de cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).
Em seu discurso de cinco minutos diante dos chefes de Estado mundiais, ela planeja falar sobre o processo de impeachment que enfrenta no Congresso Nacional e denunciar que é vítima de um “golpe parlamentar”.

O evento na ONU será a cerimônia de assinatura do acordo elaborado no ano passado, em Paris, sobre mudança do clima.

“Dilma vai para o exterior para marcar mais um ponto alto produzido pelo seu governo, que foi a assinatura do acordo do clima (COP21). Nele há um reconhecimento internacional da conquista deste marco em defesa do meio ambiente”, disse Wagner. “Ela será perguntada sobre momento político atual, e não poderá deixar de manifestar sua indignação com o golpe que se está se construindo no Brasil. Que o processo em curso é artificial e falso, porque Dilma é uma mulher honesta que não cometeu nenhum crime, e o que está havendo no país é o mau uso do impeachment.”

O ministro pediu que os que pensam contrariamente guardem sua convicção “e tenham respeito pela dela”. “Já está claro para a imprensa internacional a existência um golpe dissimulado para tomar a presidência da República. Qualquer cidadão brasileiro tem sua opinião, mas não neguem a ela, presidenta, o direito de ter sua”, afirmou.

 Sobre o senador Romero Jucá (PMDB-RR), que disse estar preocupado com a repercussão internacional que pode prejudicar o país, o ministro chefe do gabinete disse que “a oposição já falou muito mal do Brasil lá fora. Dilma vai defender o país e dizer o que está acontecendo. É o mundo que constata a artificialidade do golpe no Brasil”.

A senadora petista Gleisi Hoffman afirmou achar normal que a presidente use a tribuna internacional e as entrevistas para se defender. “É possível que ela fale da tribuna e eu não veria problema nenhum em falar, porque senão ia ser um discurso falso. Vai falar sobre um monte de assunto e aquele assunto que é o principal do país e que inclusive pode desse assunto dar a decisão pros demais que ela vai impactar e ela não vai falar?”, disse.

Para Gleisi, Dilma deve sim falar sobre a crise atual na ONU, “Eu acho que ela tem que falar a crise que nós estamos passando, a situação que nós estamos passando e, portanto, diante disso, até as condições que o Brasil tem de entregar o prometido. Ela vai ser muito questionada pela imprensa, por representantes de outros países, acho que é até uma oportunidade pra ela colocar o seu ponto de vista e esclarecer”.

Questionado sobre a estratégia de defesa, o advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, disse que só trata do processo no Brasil. “A presidenta está cuidando desse assunto da ONU, eu estou cuidando exclusivamente da defesa do país e [ela] falará obviamente aquilo que entender que deve ser falado”.

Críticas
Mais cedo, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e integrantes da oposição criticaram a viagem da presidente e o uso da palavra “golpe”.

No período em que a presidente estiver no exterior, o vice-presidente Michel Temer assumirá interinamente a Presidência. Segundo a assessoria da Vice-presidência, Temer pretende permanecer em São Paulo durante o período em que Dilma estiver nos Estados Unidos.

Desde que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acolheu o pedido de impeachment, em dezembro do ano passado, Dilma e aliados passaram a defender que a petista é alvo de uma tentativa de “golpe” porque, segundo eles, não há caracterização de um crime de responsabilidade.

VEJA TAMBÉM

Comentar

Please enter your comment!
Please enter your name here

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Este campo é necessário

VEJA TAMBÉM