Falta de cabos interrompe comunicação entre trens, trilhos e central de controle. Faixas exclusivas são liberadas.
O metrô do Distrito Federal foi interditado entre as estações Arniqueiras e Central na manhã desta segunda-feira (9) porque os cabos de fibra óptica que interligam Shopping e Feira, no meio do percurso, foram rompidos durante a madrugada.
Inicialmente, a assessoria de imprensa da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) disse que os cabos de cobre haviam sido furtados, mas a informação foi corrigida pelo chefe de operações da empresa, Victor Mafra, por volta das 10h30. Ele apontou que houve rompimento da fibra óptica em vez do furto.
Por causa disso, até as 10h30 os trens só estavam circulando entre as estações Arniqueiras e Samambaia e entre Arniqueiras e Ceilândia, segundo o Metrô-DF.
Nos demais trechos, não havia comunicação entre “o trem, a via e o centro de controle”. Da estação Guará até a Central, todas as estações estavam fechadas. “A orientação é que as pessoas evitem o metrô, porque os cabos foram cortados bem nas duas ‘perninhas do Y'”, informou o Metrô.
Até a última atualização desta reportagem, não havia previsão de retomada do funcionamento integral do metrô. A companhia disse que o consórcio responsável pela manutenção do sistema havia sido acionado, mas o tempo de reparo não fora estimado.
De ônibus
Para quem sai de Águas Claras com destino ao Plano Piloto há duas linhas de ônibus disponíveis: a 306.1 – que sai de Taguatinga e vai até a Rodoviária – e a 305.4 – que parte de Taguatinga Sul e chega ao Setor Terminal Norte.
A linha 306.1 passa em três horários: 5h40, 6h20 e 21h. Nos finais de semana, a rota ganha um incremento de mais três horários por dia. Já a linha 305.4 passa em seis horários: 5h40, 6h20, 7h20, 8h30, 11h30, 14h30 e 17h30.
No site do DFTrans é possível ver todas as linhas de ônibus das 31 regiões administrativas do DF até o ponto de origem – seja uma região ou um ponto de referência, como a Rodoviária do Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios.
De carro
Devido à paralisação do serviço do metrô, as faixas exclusivas para ônibus da EPTG e da EPNB foram liberadas para trânsito de carros até as 23h59 desta segunda-feira (9).
Já o Detran liberou a utilização das faixas exclusivas do Setor Policial Sul e de toda a W3 – tanto na Asa Sul quanto na Asa Norte –, também até as 23h59.