Maria José Rocha Lima*
O jovem engenheiro Mateus Russo, da HORA DA CRIANÇA, foi eleito vice- presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Salvador – CMDCA. Mateus obteve 49 dos 52 votos sufragados para escolher as entidades que comporão o CMDCA, num justo reconhecimento pela sua atuação na primeira entidade de Arte Educação do Brasil e fundadora do Teatro Infantil Brasileiro.
Ele foi escolhido para vice- presidente pelas sete entidades não-governamentais que comporão o Conselho da Criança e Adolescente e representará mais de 300 instituições que trabalham nessa área. Mateus Russo frequentou a Hora da Criança desde a mais tenra idade, acompanhando a sua tia a professora Josélia Almeida dos Santos, presidente da instituição, e participando das aulas de música e do teatro infantil, do qual foi artista em todas as montagens da época. Mateus percorreu antes todos os caminhos e dificuldades dessa saga heróica da sua tia para sustentar essa instituição quase secular, um orgulho da Bahia e do Brasil. A obra foi fundada por Adroaldo Ribeiro Costa, teatrólogo, compositor, professor e jornalista, que nasceu em Salvador em 13 de abril de 1917 e, ao morrer, passou o bastão da HORA DA CRIANÇA para a Professora Josélia Almeida Santos, carinhosamente chamada por ele de Joca, a quem pediu que o sucedesse, dando continuidade à sua obra, o que vem sendo feito desde 1984. Adroaldo é considerado o fundador do teatro infantil no Brasil e precursor da Educação Integral. Em 2017, a a Hora da Criança comemorou o centenário do seu fundador, imortal da Academia de Artes da Bahia, uma mente inquieta que criou o Hino do Esporte Clube Bahia e o Hino da Olimpíada Baiana da Primavera.
A Adroaldo Ribeiro Costa foi prestada homenagem inédita, quando teve a comemoração dos seus 100 anos realizada no Estádio de Futebol da Bahia, para dezenas de milhares de baianos.
A professora Joca dá continuidade à obra da HORA DA CRIANÇA com muita dedicação e esmero, atendendo a 600 crianças, a maioria de classes populares, com aulas de música, instrumentos musicais, coral, cantigas tradicionais de roda e teatro, e também encenando peças adaptadas da obra de Monteiro Lobato. Na década de 1990, Joca conseguiu com muita luta articular, na Assembleia Legislativa da Bahia, por meu intermédio, uma emenda parlamentar que, acatada pelo governador da Bahia, viabilizou a construção de uma sede para a Hora da Criança, 50 anos após sua fundação. A HORA DA CRIANÇA foi apoiada por dois gigantes da educação e da literatura: Anísio Teixeira e Monteiro Lobato, sendo muito prestigiada e visitada por este último. Várias personalidades famosas fizeram parte da HORA DA CRIANÇA: Gilberto Gil, Cynara, Cybele e Cylene (Quarteto em Cy), Gil Soares, Ângelo Roberto, Remy de Souza, Juarez Paraíso, Jairo Simões, Fernando Passos, Fred Souza Costa, Nairzinha, Sandra Moreno e muitos outros. Mais recentemente, se associa a essa plêiade o famoso Grupo Musical Neojibá, originário da Hora da Criança, que vem excursionando pela Europa. A HORA DA CRIANÇA foi fundada em 1943, quando o setor de rádio- teatro da Rádio Sociedade da Bahia implantou o programa A HORA DA CRIANÇA, que se manteve como programa radiofônico infantil durante 35 anos ininterruptos, ouvido por milhares de pessoas.
O pioneirismo e a referência nacional da HORA DA CRIANÇA em arte e educação no Brasil trouxeram à instituição inúmeros reconhecimentos, sendo homenageada em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados em 2014, por seu trabalho primoroso em educar a criança por meio da arte. Figurou entre as dez entidades indicadas ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, pelo trabalho extraordinário que realizou e continua realizando de arte educação em favor das crianças baianas.
A Hora da Criança e seu fundador ficaram também eternizados numa célebre Carta ao Homem da Hora da Criança do grande cineasta baiano Glauber Rocha.
*Maria José Rocha Lima é mestre e doutoranda em educação. Foi deputada de 1991 a 1999. É presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira.