“A Teologia[1] é a rainha de todas as ciências. E a Teologia Sistemática como a coroa da rainha”
(Maria Clara Serpa)
Arquivo pessoal
Maria José Rocha Lima[2]
No último sábado (19/08), fiquei muito honrada pela escolha como oradora da Turma de Teologia da UNIECO, para prestar homenagens à diretora-geral Maria Clara Serpa Fernandes Canto, graduada em Administração Pública pela PUC/RS; MBA pela Universidade de Miami – FL – USA; graduada em Teologia; Especialista em Docência do Ensino Superior pelo UNICEUB e Especializada em Logística pela Universidade Católica de Brasília.
Celebramos também, outra vez, o aniversário do nosso extraordinário professor de História do Cristianismo I e II, Orcélio Amâncio, formado em Letras (Português e Hebraico) pela Universidade do estado do Rio de Janeiro.
Durante o pronunciamento, me ocorreu perguntar porque a escolha recaiu sobre mim, que durante toda a juventude e vida adulta estive no Partido Comunista, embora reconvertida ao Catolicismo, há muitos anos? E lá vem os mistérios de Deus: está escrito em Lucas 12: 7: “Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados”.
Desse modo, aquietei o coração, me investi da autoridade da palavra para falar e não me cansei de dar graças a Deus por esse encontro.
Ao conversar com a pastora, entendi, definitivamente, que ela nasceu para iluminar. O seu nome Maria Clara veio de um encontro espiritual da sua mãe com um dos Anjos Bons, que, sempre, se apresentam na hora certa. E ela vem cumprindo o seu desiderato no exercício da fé evangélica, com maestria: como missionária, realizou 74 viagens ao redor do mundo, expandindo a fé e fortalecendo as missões. No Senado Federal, assessorou o raro político brasileiro Pedro Simon, gaúcho, católico professante, que, na juventude, foi presidente da Federação de Estudantes de Faculdades e Escolas Superiores Católicas do Brasil.
Maria Clara Serpa é gaúcha e dirige a UNIECO há vinte anos, tendo formado mais 2 mil teólogos no Distrito Federal. Incansável, vem lutando na UNIECO – Instituto Filantrópico de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Saúde. Ela deseja promover a autonomia e educação de jovens e adultos, atenta particularmente às mulheres.
A Formação em Teologia é importante nesse mundo secularizado, no qual tantas pessoas vivem sem rumo, sem direção, atormentadas pelo tremendo vazio existencial, buscando um sentido para as suas vidas. Como está escrito em II Tm 3.16-17: “Toda a Escritura Sagrada é inspirada em Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda obra”.
Colegas, é bom estarmos juntos na UNIECO, com todos vocês, gentilmente atendida pela doce secretária e teóloga Lúcia Cordeiro. Também felizes pelos belos testemunhos de empenho, de fé e esforço; com a solidariedade e responsabilidade de colegas, como a veterana auditora aposentada, Cristina Montes, que brincando a nomeamos coordenadora Ad hoc.
Pastora Maria Clara, rogo a Deus e a Jesus Cristo que continuem lhe abençoando nessa bela e justa jornada educacional, religiosa e de saúde psicológica para todos.
[1]No Blog Beraká (Vale de Bençãos) está escrito: A Teologia é A Mãe das Ciências. Desde os primórdios da história humana a busca pelo divino é uma realidade inerente ao homem – O homem é um ser religioso. E, junto com essa busca, surgiram as conjecturas, ideias inatas e empíricas, formulações fabulosas, racionais e irracionais, as mais diversas sobre a divindade e sua atuação na esfera humana. Isto é: juntamente com o homem nasceu a teologia, a primeira de todas as ciências. No decorrer da história vemos a preocupação humana com o entendimento adequado de algo que lhe parecia lógico, mas superior ao seu entendimento. Cada povo formulou sua teologia própria, antes de formular qualquer outra ciência, e muito antes do nascimento de qualquer religião de alcance mundial, desde a mais primitiva das religiões, a anímica”.
Divulgação
[2] Maria José Rocha Lima Maria José Rocha Lima é mestre em educação pela Universidade Federal da Bahia. Doutora em Psicanálise. Presidente da Casa da Educação Anísio Teixeira. Soroptimist International – Coordenadora de Expansão para a Região Brasil e coordenadora de programas do SI Brasília Sudoeste