Caso o beneficiário não retire o recurso em até três meses, o valor volta automaticamente para a conta do trabalhador no FGTS
Hugo Barreto/Metrópoles
A partir desta segunda-feira (3/1), os trabalhadores nascidos em janeiro poderão retirar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O prazo para a adesão ao saque se encerra no dia 31 de janeiro. E o dinheiro pode ser retirado das contas ativas ou inativas até 31 de março.
O profissional desta modalidade não tem acesso ao saldo integral do fundo se for demitido sem justa causa, mas pode retirar uma parte do FGTS uma vez por ano.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 1,3 milhão de trabalhadores poderão fazer o saque neste primeiro mês do ano, o que corresponde ao valor de R$ 1,9 bilhão. Caso o beneficiário não retire o recurso em até três meses, o valor volta automaticamente para a conta do trabalhador no FGTS.
Como aderir ao saque-aniversário do FGTS
Todo procedimento pode ser realizado pela internet. Isso porque a Caixa disponibiliza as seguintes opções para o trabalhador:
- aplicativo FGTS;
- site da caixa.gov.br.
Essas plataformas também possibilitam que o trabalhador acesse o atual saldo e faça uma simulação para saber qual valor poderá receber em 2022.
Passo a passo para ser incluído no saque-aniversário
Primeiro, é necessário instalar o aplicativo em seu celular. O sistema está disponível para android ou iOS. Depois, siga os passos:
- informe seu login e senha, mas se ainda não tiver cadastro registre seus dados;
- clique em “entrar”;
- busque pela opção “Meu FGTS”;
- escolha a modalidade “Saque-aniversário do FGTS”;
- leia os termos e condições do saque-aniversário;
- clique em “concordo”;
- clique em “aderir Saque-aniversário”